CIDADE : INFRAESTRUTURA : BANDEIRA

 

A bandeira de Pindamonhangaba foi idealizada por uma comissão presidida pelo professor Mário de Assis César e composta pelos professores Davi de Moura e José Wadie Milad.Foi instituída pela lei n° 55 de 6 de Julho de 1950. Nela vemos: o VERDE e o AMARELO, cores da Bandeira Imperial, que simbolizavam perfeitamente a participação de Pindamonhangaba no Grito do Ipiranga.

O VERMELHO e o BRANCO - sangue e pureza - buscados da Bandeira Paulista, são a epopéia de 1932, na qual tomou heroicamente o dileto filho desta terra general Júlio Salgado, um dos comandantes das forças constitucionalistas. Vemos as fontes de riqueza do nosso município, oriundas dos três reinos da natureza (animal, vegetal e mineral) perfeitamente representados pelo vermelho, verde e amarelo.

O CRUZEIRO DO SUL, com suas estrelas de prata, diz-nos de nossa origem cristã, trazendo ainda no topo a estrela que, no auriverde pavilhão representa o glorioso Estado de São Paulo.

A FAIXA BRANCA, interrompida no centro pelo céu azul, aquele lindo céu da noite estrelada da emancipação política (10/07/1705), simboliza os dois rios ligados geográfica e historicamente à terra de Bicudo Leme: o Paraíba e o Ipiranga.

Finalmente, o DIADEMA DE OURO, mostra-nos o título de nobreza: "Princesa do Norte", que nos foi legado pelos nossos antepassados.

Adote Adote festipoema

ACESSO RÁPIDO