37° Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba homenageia os 20 anos da montagem da Barca do Inferno, pela Cia Cadê Otelo.


37º FESTE

Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba


Sinopse

EspetÁculo convidado

EspetÁculo Adulto

EspetÁculo INFANTIL

EspetÁculo RUA


COMISSÃO SELECIONADORA


ADEMIR PEREIRA - JÚRI DE SELEÇÃO


Ator e diretor de teatro atuando desde 76. Trabalhou como ator em vários espetáculo como : CANUDOS - Pindamonhangaba (premio ator revelação em vários festivais), CAPITÃES DA AREIA - Pindamonhangaba ( premio melhor ator no FESTE) O HOMEM , A MULHER E A FLOR – Pindamonhangaba, EQUUS – SJCampos ; MURO DE ARRIMO (concorrente melhor espetáculo do Estado) . Dirigiu: A CANTORA CARECA ; OS MALEFÍCIOS DO TABACO; FOI BOM, MEU BEM ?


EDILÉA SALGADO SANTOS - JÚRI DE SELEÇÃO


Bacharelada em educação artística, com habilitação em artes cênicas, atriz, professora e proprietário da ESCULTURAL – Escola de Teatro, Diretora de produção. Uma das Fundadoras do Grupo TextandoTexto e COOTEPI. Uma das Idealizadoras e a realizadora do FESTIL - Festival de Teatro Estudantil.Participação do FESTE em equipe técnica,apoio,selecionadora etc...desde 1988.Idealizadora e Coordenadora das performances do projeto NATAL DE PINDAMONHANGABA .


NILZA MAYER - JÚRI DE SELEÇÃO


Arte-Educadora com especialização em Artes Cênicas, Pós- Graduada em Arte Terapia, Pós- Graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Diretora de Cultura 2009\ 2012. Presidente do Conselho Municipal de Cultura 2010\2011. Atriz e Diretora de teatro.


DEBATEDORES


DIB CARNEIRO NETO -  DEBATE INFANTIL E PAPO Vertical


Virtual jornalista radicado em São Paulo desde 1979, ex-editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S.Paulo, função que exerceu por oito anos, até fevereiro de 2011. Trabalhou no Estadão por 19 anos seguidos e, antes, atuou em Veja São Paulo por quatro anos e na Gazeta de Pinheiros por sete anos. É hoje um dos mais respeitados críticos de teatro infanto-juvenil do País, função que exerce desde o início dos anos 1990.Atualmente, mantém uma coluna semanal virtual de críticas de teatro infantil no site da revista Crescer, da editora Globo. É jurado do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Femsa) e da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Há dois anos, tem sido curador do Festival de Artes para Crianças, sediado em Registro no mês de outubro. Também há três anos é curador de teatro infantil do Circuito Cultural Paulista (CCP) e do Edital ProAc de Fomento, Difusão e Circulação de peças infanto-juvenis. Integra, pelo segundo ano consecutivo, a comissão julgadora do Festival de Teatro da Cultura Inglesa .Além de jornalista, é um premiado autor de peças teatrais. Escreveu, por exemplo, Adivinhe Quem Vem para Rezar, montada em São Paulo e em mais 20 cidades, com Paulo Autran e Claudio Fontana. Também é autor de Salmo 91, peça pela qual ganhou o Prêmio Shell de melhor dramaturgo de 2007 em São Paulo. Foi a primeira adaptação teatral do best seller Estação Carandiru, de Drauzio Varella. Ainda para o teatro traduziu diretamente do francês a peça Calígula, de Albert Camus, montada em 2009 e 2010 com direção de Gabriel Villela e, no papel-título, Thiago Lacerda. 


ELIZETE GOMES -  DEBATE RUA E PAPO Vertical


Graduada em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1984) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) realizado no IPLAC - Instituto Pedagógico Latinoamericano y CaribeñoenlaCiudad de La Haban/CU. Tem experiência nas áreas de Educação e de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho Curricular, teatro-educação, arte na educação básica, formação de valores, dança educativa e encenação.


Marcelo denny - DEBATE ADULTO, PAPO Vertical E EXIBIÇÃO COMENTADA


Diretor teatral, cenógrafo, artista plástico, performer, curador, diretor de arte e vencedor de mais de 30 prêmios em festivais de teatro pelo Brasil. Mestrado e doutorado em Artes pela ECA-USP. Um dos fundadores dos grupos “Cia Teatral “Cadê Otelo?”, Desvio Coletivo e da Cia Sylvia Que Te Ama Tanto, onde atuou como diretor e cenógrafo em mais de 20 espetáculos. Desenvolve pesquisa sobre visualidades (cenografia contemporânea) e performatividades (performance urbana) na cena contemporânea.Foi professor convidado na Universidad de Chile, Santiagoe na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Portugal, Universidade São Judas, Faculdade Paulista de Artes, SP Escola de Teatro, UNESP, Escola São Paulo de cultura contemporânea e também nas Universidades Anhembi Morumbi, UNIBAM e FPA-Faculdade Paulista de Artes. Foi um dos representantes do Brasil na Quadrienal de Cenografia de Praga,(República Tcheca). Nos últimos anos lecionou cursos e realizou ações performativas nas instituições: SESCe SENAI (várias capitais pelo Brasil), AKT-ZENT- Research Centre oftheTheatreEducation& Training e no VolksbuhneTheatre em Berlim (Alemanha), Escuela Superior de Artes de Yucatán em Mérida (México), Grupo Dançando com a Diferença em Funchal-Ilha da Madeira ( Portugal),InstitutdelTheatreem Barcelona (Espanha), Universiteit van Amsterdam (Holanda) e UniversitéParis 8 - Saint-Denis em Paris (França)e New York University- HemisphericInstitut (EUA).É professor doutor na graduação e pós graduação do Departamento de Artes Cênicas da ECA da USP- Universidade de São Paulo.


FÁBIO MENDES – MEDIADOR ADULTO E PAPO VERTICAL


Professor, ator, artista plástico, Graduado em Historia e Filosofia, Atuou em diversas montagens teatrais dos grupos cadê Otelo e Teatrando ;fez parte do júri do Festil durante muitos anos e foi convidado a ser mediador do feste em varias edições.


VICTOR NAREZI - MEDIADOR  RUA E INFANTIL


Formado como Arte-educador com especialização em artes cênicas, pós-graduado em Gestão e Trabalhos pedagógicos e metodologia do ensino de Arte. Como Ator e diretor seus principais trabalhos foram B... Em Cadeira de Rodas; A Comédia, Apareceu a Margarida; Bumba-meu-boi, Do Outro Lado do Morro Existe um Sonho; O Quarto de Empregadas; Bom Dia, Violetas! ; A menina e o pássaro encantado.


DÉBORA PAGANNI - OFICINA


Formou-se em Artes Cênicas com especialização em Direção Teatral na UFRJ no ano de 2007. Durante o curso dirigiu (03)três peças financiadas pela UFRJ e diversos projetos paralelos a universidade. Ministrou cursos em ONGs e Projetos Sociais. Após 2007, sem abandonar as funções de atriz e Diretora, tornou-se Produtora Cultural. Nesta última função trabalhou com nomes como João Fonseca, Ricardo Blat, Samantha Shmutz, Alessandra Negrini, Walter Lima Jr., Glicério Rosário Dias, Henrique Diaz, Mariana Lima, Drica Moraes, entre outros. Recentemente ocupou função de coordenação na Fundação Cidade das Artes, foi Assistente de Direção de Marco André Nunes no espetáculo EDYPOP, em cartaz no Rio de Janeiro e atualmente gerencia o Theatro Net Rio.


LUIZ OTAVIO DE SANTI - OFICINA E PAPO VERTICAL


Cineasta, documentarista, professor e doutorando em Psicologia Social. Como eutonista, nos últimos anos vem se envolvendo cada vez mais com a eutonia por perceber que o suporte primordial para a arte e para o artista é o corpo. E a principal obra dele é a existência em movimento.

PROGRAMAÇÃO

 

ESPETÁCULO CONVIDADO

Dia

Espetáculo

Grupo

Cidade

09

La Maldicion

Cia dos Atores

Pindamonhangaba/SP

09

De Malas Prontas - 21h Teatro

Cia Pé de Vento Teatro

Florianópolis/SC

22

Eu Disse, Brinco... Brincarei - 15h - Vale Acacias

Respeitavel Publico

Jundia/SP

23

Zigzaguiá - 11h - Bosque

Zig Zag

Baixada Santista/SP

23

Zoo - Llógico - 15h - Bosque

Cia Trucks - Teatro de Bonecos

São Paulo/SP

23

Sonata a - kreutzer - 18h e 21 h Teatro

Metropolitana Gestao Cultural

São Paulo/SP

 

ESPETÁCULO ADULTO as 21h teatro galpÃo

Dia

Espetáculo

Grupo

Cidade

13

Portela, Patrão, Mário, Motorista

Boa Companhia

Campinas/SP

14

Casa Grande E Senzala

Os Ciclomáticos Cia De Teatro

Rio de Janeiro/RJ

15

A Igreja Do Diabo

Cia Teatral Boccaccione

Ribeirão Preto/SP

16

Farsa Da Boa Preguiça

Grupo De Teatro Guará – PUC Goiás

Goiânia/GO

20

O Ultimo Sarau

Os Geraldos

Campinas/SP

21

Angustia

Mênades & Satiros Cia De Teatro

Presidente Prudente/SP

22

Mundomudo

Cia Azul Celeste

S.J.Rio Preto/SP

 

ESPETÁCULO INFANTIL As 15h Teatro GalpÃo

Dia

Espetáculo

Grupo

Cidade

10

Em Busca Do Ingrediente Secreto

Chica E Olga Ateliê De Criações

São Paulo/SP

11

O Sitio Dos Objetos

Mariza Basso Formas Animadas

Bauru/SP

12

Expresso Caracol

Cia Dos Pés

S. J. Rio Preto/SP

17

O Mistério Da Bomba H

Grupo Oriundo De Teatro

Belo Horizonte/MG

18

Letras Perambulantes - Vida e Obra do Poeta Patativa do Assaré

Núcleo Caboclinhas

São Paulo/SP

19

Ali Baba E Os 40 Ladrões

Trupe De Truões

Uberlândia/MG

 

ESPETÁCULO RUA – as 10h00  e as 15h00 Bosque da Princesa

Dia

Horário

Espetáculo

Grupo

Cidade

15

10h00

Mário E As Marias

Cia LÚDICOS de teatro popular

S. Bernardo do Campo/SP

15

15h00

A Farsa do Advogado Pathelin

Rosa dos Ventos

Presidente Prudente/SP

16

10h00

A Casa De Farinha Do Gonzagão

CTI. Cia de teatro da investigação

Suzano/SP

16

15h00

Otelo E A Loira De Veneza Ou Pancadão Da Traição

Cia Lona de retalhos

Santo André/SP

22

10h00

De Quem É A Rua, Então ?

4 na rua é 8

Jacareí/SP

22

15h00

Dom Chicote Mula Manca E Seu Fiel Escudeiro Zé Chupança

Cia A ditacuja

Suzano/SP

 

ESPETÁCULO encerramento

Dia

Espetáculo

Grupo

Cidade

23

Sonata a - kreutzer - 18h e 21 h Teatro

Metropolitana Gestao Cultural

São Paulo/SP


ATIVIDADES CULTURAIS


PAPO VERTICAL


Espaço onde os debatedores do Feste darão palestras a partir de suas pesquisas na área teatral.
Local: Museu Histórico e Pedagógico “D. Pedro I e Dona Leopoldina”.

  • Dia:                11/11/14 (3ª f),
  • Horário:         20h00
  • Tema:            Eutonia, o corpo do ator em estado de arte
  • Por:                Luiz Otavio dI Santi
  • Dia:                17/11/14 (2ª f)
  • Horário:         20h00
  • Tema:            O Espanto na Palavra Experimental do Teatro!
  • Por:                Fabio Mendes
  • Dia:                18/11/14 (3ª f)
  • Horário:         20h00
  • Tema:            Teatro Infantil: Erros e Acertos da Produção Contemporânea
  • Por:                Dib Carneiro
  • Dia:                19/11/14 (4ª f)
  • Horário:         21h00
  • Tema:            Teatralidade e Performatividade
  • Por:                Marcelo Denny
  • Dia:                23/11/14 (domingo)
  • Horário:         9h00
  • Tema:            Reflexões sobre o trabalho do ator no teatro de rua
  • Por:                Elizete Gomes

PROCESSOS COMPARTILHADOS:


Um diretor e um ator/atriz dos grupos que foram convidados para abrir e fechar o FESTE, farão uma mesa redonda sobre os labirintos e os nortes de seu processo criativo.
Local: Teatro Galpão

  • Dias:              09/11/14 (domingo)
  • Horário:         logo após apresentação do espetáculo De Malas Prontas 
  • Por:                CIA PÉ DE VENTO TEATRO – FLORIANÓPOLIS/SC
  • Dia:                23/11/14 (domingo)
  • Horário:         logo após apresentação da 2ª sessão do espetáculo Sonata a Kreutzer
  • Grupo:           Metropolitana Gestão Cultural - São Paulo/SP

EXIBIÇÃO COMENTADA


Visualização de material em vídeo raro, a partir de seleção feita no acervo “Caleidoscópio Digital” do professor, diretor e pesquisador Marcelo Denny. No início e ao  final da exibição será realizado um debate sobre o material apresentado.
Local: Museu Histórico e Pedagógico “D. Pedro I e Dona Leopoldina”

  • Dias:              13/11/14 (5ª f)  e 20/11/14 (5ª f)
  • Horário:         15h00
  • Por:                Marcelo Denny

OFICINA PRÁTICA


Oficina relacionada às práticas teatrais, a ser definida.
Local: Palacete Tiradentes;

  • Dia:                14/11/14 (6ª f)
  • Horário:         09h00 -  EUTONIA - percepção e presença de pele e ossos em movimento
    14h00 -  EUTONIA - movimentos, eixos horizontal e vertical
    Com:              Luiz Otávio di Santi
  • Dias:              19,  20 e 21/11/14 (4ª, 5ª e 6ª f)
  • Horário:         das 9h as 12h00  e dia 21/11/14  também das 15h as 18h00
  • Tema:            Iniciação Teatral
  • Com:              Débora Pagani
  • Dia:                22/11/14 (sábado)
  • Horário:         14h00
  • Tema:            Teatro Narrativo
  • Com:              André Capuano

Regulamento

clique aqui