HISTÓRICO

 

Em 1974,  o   Prof. Diógenes Chiaradia Feliciano criou o Grupo Teatral São Francisco, realizou com esse grupo diversas apresentações no Salão Paroquial e nesse ano realizou  na AA Ferroviária o festival de teatro, que ganhou  o  nome  de  FESTE - que  hoje  é  o nosso Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba.


Nos anos seguintes, Diógenes deparou-se com muitas dificuldades para prosseguir com o Festival.  Mas a  sua  tenacidade  foi  conquistando  a  colaboração  de  seu  grupo    e comovendo  alguns   empresários,   que  foram   cedendo   o  uso   de   seus   espaços, possibilitando as apresentações.


Em 1975, o Festival aconteceu novamente no Salão Paroquial, em outubro, com nove grupos participantes, tendo sido necessário o processo de seleção dos espetáculos, devido ao grande número de inscritos. Em 1976 foi realizado no então Cine São José. Em 1977 o Festival começou a ser realizado no Clube  Literário  e Recreativo, ali permanecendo até o ano 2000.


Em 1980, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba assumiu a realização, por meio do Departamento de Cultura, que passou a organizar e coordenar o Festival.  Em 1982, 1986, 1999, 2010 e 2016 não foram realizados, por falta de recursos.


Neste ano - 2019, o 41º FESTE recebeu 287 inscrições de grupos teatrais de vários estados brasileiros, que foram selecionados pela seguinte Comissão de Seleção:  Elisete Gomes, Victor Narezi e Wangy Alves, e será constituído por 6 espetáculos nas categoria Adulto, 4 na categoria Infantil, 4 na categoria Rua e 5 espetáculos convidados. Após as apresentações haverá debate com os representantes dos grupos. As peças das categorias Adulto e Infantil acontecerão no Teatro Galpão e CEU das Artes e da categoria Rua no Bosque da Princesa e no Parque da Cidade.


Compondo o quadro de profissionais artísticos, este ano o Festival contará com a competência dos Críticos:  Ana Roxo, Flavio Vieira de Melo e Simone Carleto.