Pindamonhangaba se destaca pela oferta turística original, especialmente aquela relacionada ao rico patrimônio natural existente na região, ao turismo histórico, rural e cultural. Sua localização é privilegiada, situando-se no Vale do Paraíba paulista, entre os dois principais núcleos emissores e receptores de turistas do país: São Paulo e Rio de Janeiro.


Está próxima a importantes municípios do estado de São Paulo, especialmente pela imponência econômica: São José dos Campos, Jacareí,Taubaté e Guaratinguetá. O município ainda está próximo de regiões turísticas importantes da Serra da Mantiqueira, com destaque para o destino Campos do Jordão; o Litoral Norte Paulista e o principal destino religioso do Sudeste: Aparecida. Nota-se, portanto, a formação de uma importante região turística, com acesso e infra-estrutura adequados a recepção de considerável fluxo turístico.

 

 

A cidade está Localizada no estado de São Paulo, em uma região conhecida como Vale do Paraíba. Faz fronteira com os municípios: ao Norte – Campos do Jordão; ao Sul – Taubaté; ao Leste – Potim e Roseira; ao Oeste – Tremembé; ao Nordeste – Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato.


Pindamonhangaba, na porção mais central do município; e um distrito administrativo, denominado Moreira César. Segundo o censo de 2010, possui uma população de 147.034 habitantes, distribuídos em uma área de 746 Km². O setor industrial apresenta uma importância muito grande para o município, representando 71% da economia local.