CULTURA

19/04/18 - Pindamonhangaba recebe ações de incentivo à leitura
19/04/2018 - 16h03

  

A partir de segunda-feira (23), Pindamonhangaba irá receber diversas ações de incentivos à leitura, promovidas pela Departamento de Cultura da Prefeitura e as unidades da FATEC e do SENAC da cidade.

A Biblioteca “Ver. Rômulo Campos D´Arace”, do Bosque, recebeu uma oficina de criação textual com Eva Andrade na última quinta-feira (19). Mas a oficina continua na Escola Estadual Ismênia Monteiro de Oliveira, no dia 26 de abril e dias 3 e 10 de maio.

Eva já foi avaliadora das redações do Enem, e agora trabalha com os jovens os fundamentos dos textos dissertativos e argumentativos e os possíveis temas que podem ser abordados no exame nacional.

A FATEC irá promover o V Encontro de Leitores, no dia 28 de abril, a partir das 9 horas. A programação conta com: café da manhã de recepção; palestra com Dr. Moacir José dos Santos, historiador, sobre a narrativa das histórias em quadrinhos; palestra com a booktuber Tatiane Felrin, do canal Tiny Little Thing; atividades especiais as crianças (contação de histórias e atividades lúdicas); distribuição de brindes; troca de livros.

Cristina Elisei, diretora da Fatec Pindamonhangaba, afirma que “a faculdade é um ambiente de efervescência cultural. O V Encontro de Leitores é uma oportunidade de aproximar a Fatec Pinda da comunidade, em prol da valorização do hábito de leitura”.

O evento é totalmente gratuito e sem fins lucrativos, aberto à comunidade acadêmica e interessados em geral. Para inscrever-se, basta preencher o cadastro disponível em www.fatecpindamonhangaba.edu.br.

Já 3° Semana SENAC de Literatura realizará uma variada programação, do dia 23 a 28 de abril, explorando filmes e séries inspirados em livros. Haverá troca de livros, exibição de filmes, jogos e oficinas.

“Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa”, afirma Ana Cláudia Galhardo Palma, gerente do Senac Pinda.

A participação na Semana Senac de Leitura é gratuita e algumas atividades contam com vagas limitadas. Para se inscrever acesse o portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeleitura.

 

“É com felicidade que vemos outras instituições se unindo para fortalecer o hábito de leitura, e o município só tem a ganhar. É muito importante que as pessoas se conscientizem, por isso, procuramos incentivar as pessoas através de oficinas e atividades recativas, com muita interação, diversão e reflexão”, completou o diretor de Cultura da Prefeitura, Alcemir Palma.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO