UFMP R$ 70,76
Unidade Fiscal do
Municpio de Pinda

 

Curso visa melhorar qualidade de vida para educadores
13/09/2013 - 15h14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Melhorar a qualidade de vida dos educadores das escolas municipais. Esse é o propósito do curso “Cuidando de Quem Cuida”, realizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura, e que foi finalizando na última semana.

Aproximadamente 45 professores concluíram o curso, realizado por meio de cinco vivências, que tiveram o objetivo de resgatar e fortalecer a autoestima. De acordo com informações dos organizadores do curso, a ação docente é atravessada diariamente por questões que extrapolam as competências técnicas e, assuntos presentes no dia a dia, como a violência, abandono e tantos outros que desencadeiam sentimentos variados estão cada vez mais presentes nos relatos dos alunos e demais agentes da comunidade escolar. “Considerando a complexidade das relações e na busca de proporcionar qualidade de vida aos educadores e de se criar redes de apoio solidárias é que o curso foi pensado”, explicam as terapeutas comunitárias Carmen Sílvia Martins, Célia Ascenço, Elizabeth Alckmin, Luciana Ferreira e Rosália de Fátima Queiróz, responsáveis pelo curso.

Para a professora Lilian Salgado, da escola Abdias Jr. Santiago e Silva, o ‘Cuidando de quem cuida’é um espaço especial oferecido aos profissionais da educação, para quem cuida de tantos e esquece-se de cuidar de si mesmo. “O curso ofereceu um momento de reflexão, cura interior e renovação de pensamentos, ações, gestos e atitudes que fazem muita diferença em nosso dia a dia no pessoal, profissional e humano como somos”, declarou.

De acordo com a professora Mariani Campos, da escola Gilda PioriniMolica, cursos e terapias como o ‘Cuidando de quem cuida’ auxiliam no encontro do positivismo que é viver. “Aprender a arte de ‘con-viver’ é um dos desafios propostos nesta que foi, na minha opinião, uma oportunidade ímpar oferecida aos educadores da Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba. Tudo pode ser diferente se estivermos abertos às mudanças; a começar pelas nossas”, garantiu.

 

“Me senti privilegiada por ter participado e vivenciado no curso os momentos que proporcionaram a emoção e a entrega natural, que nos conduz ao autoconhecimento da nossa essência, na busca pela paz interior”, destacou a professora Rita de Cássia Pereira, da escola Abdias Jr. Santiago e Silva.

 
 
Outras Matérias


MAIS MATÉRIAS