SAÚDE

13/09/17 - Rosa ensina sobre as propriedades da Pariparoba
13/09/2017 - 17h36

  

O Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) realizou o Rosa (Roda de Saberes) sobre a planta Pariparoba, na terça-feira (12). O projeto busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação saudável usando PANCs, plantas alimentícias não convencionais.

Os participantes aprenderam sobre a origem, como identificar, cultivar, suas propriedades e uma receita sobre charutinhos de folha de Pariparoba.

De acordo com informações do Cpic, a Pariparoba é uma planta tropical que pode ser utilizada no auxilio da má digestão, doenças do fígado, como icterícia, e queimaduras. As folhas, o caule e as raízes são as partes que podem ser utilizadas, normalmente feitas em infusão. Uma das suas principais propriedades é um composto antioxidante encontrado na raiz, capaz de proteger a pele dos efeitos dos raios violetas do sol, além de auxiliar contra o envelhecimento da pele. As folhas possuem sabor peculiar, sendo ricas em óleos essenciais, podendo ser refogadas ou usadas para assar alimentos, igual a folha de bananeira.

A próxima ROSA estudará a planta Major Gomes, no dia 10 de outubro, às 14 horas. O evento é destinado aos profissionais da saúde e interessados em geral. Para participar, é só comparecer na Avenida Albuquerque Lins, n°245, na sede do Cpic, em frente ao prédio da Receita Federal.

 

 

 Programação

10 de Outubro – Major Gomes

14 de Novembro – Bertalha

12 de Dezembro – Ora-Pro-Nóbis

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO