DENGUE

07/02/18 - Prefeitura alerta população para o combate à dengue durante o carnaval
07/02/2018 - 17h06

 No carnaval ninguém pode ficar parado, muito menos a água! Por isso, a Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba quer conscientizar a população a manter as precauções contra possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus durante a folia.

“O carnaval é uma data festiva, mas a população não pode esquecer de cumprir o dever de casa e eliminar qualquer possibilidade de criadouros da dengue”, alertou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana. Até porque, houve um aumento de 307% no número de larvas do Aedes aegypti encontradas na região central da cidade, conforme um levantamento realizado pelo Controle de Vetores da Secretaria de Saúde da Prefeitura no final de 2017.

Na mesma pesquisa, foi detectado que os locais onde mais foram encontradas larvas foram, respectivamente: vasos de plantas, materiais inservíveis nos quintais, ralos, reservatórios de água e bromélias. Portanto, é muito importante a colaboração dos moradores para que vigiem suas casas, detectem e exterminem circunstâncias causadoras da dengue.

Além disso, os cidadãos de Pinda também devem continuar com os cuidados enquanto curtem o carnaval. Entre as medidas indicadas, estão: deixar garrafas sempre viradas, manter lixeiras bem fechadas, tampar tonéis e caixas d’água, retirar água de pneus, colocar areia em vasinhos de plantas, manter calhas limpas e sempre se atentar ao acúmulo de água nos mais variados locais, como, churrasqueiras e potes de água para animais.

Lamana também acrescentou a relevância da população prestar atenção em situações comuns, que são favoráveis à proliferação de criadouros do mosquito no ambiente carnavalesco. “Os foliões devem ter cuidado, principalmente, com recipientes de bebidas. Eles devem ser devidamente descartadas”, ressaltou.

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO