EDUCAÇÃO

13/04/18 - Conferência Municipal Popular de Educação debate ações conjuntas
13/04/2018 - 10h10

 

“Descobrir potenciais fortes de uma rede municipal firme e comprometida com a garantia da qualidade social da educação” foi um dos resultados da “I Conferência Municipal da Educação” de Pindamonhangaba. 

Realizado no último sábado (7), na Faculdade Anhanguera, o evento aconteceu das 8 às 18 horas, e contou com a presença de dezenas de educadores. Durante todo o dia, dividido em grupos menores, os participantes puderam discutir assuntos como inclusão, gestão, transparência, valorização, formação, plano de carreira, entre outras temáticas. O resultado, segundo os próprios envolvidos, “foi enriquecedor”. 

“Realizar a conferência amplia nosso horizonte de participação social na avaliação e na tomada de decisões sobre os rumos da educação pública, que tem sido um dos eixos prioritários de ação definidos pelo prefeito que esteve presente no encontro. A participação e o entusiasmo dos envolvidos foram emocionantes”, disse o secretário de Educação e Cultura, Professor Júlio Valle.

Para a diretora Pedagógica e organizadora do evento, a professora Luciana Ferreira, “a Conferência Municipal foi um grande momento de participação democrática da sociedade na discussão dos eixos que abarcam questões essenciais da educação no País. Sentir as pessoas empoderadas, agindo como corresponsáveis nos rumos da educação, conferiu beleza e grandiosidade ao evento.”

Diversas autoridades participaram da conferência, entre elas o prefeito de Pindamonhangaba, que reforçou a importância de se pensar em educação de forma coletiva e com responsabilidade.

 

“Fiquei encantada. Participar ativamente das discussões que visam a garantir a ‘Manutenção e Avaliação do Plano Nacional de Educação’ é um compromisso que todos nós educadores devemos ter. O momento da Plenária foi importantíssimo para que pudéssemos conhecer as temáticas e as discussões dos demais grupos. A palestra ao final também foi extremamente esclarecedora!”, disse Denise Sannino Marcondes - professora da Escola Ruth Azevedo Romeiro

“Participei pela 1ª vez da Conape. Foi um momento enriquecedor, de troca de opiniões, sobre o futuro da educação no Brasil. Sugiro que o documento da Conae seja amplamente estudado nas escolas para conhecimento de todos os professores.”, afirmou Maura Cristina dos Santos Assis Andrion - professora da Escola Ruth Azevedo Romeiro

 

Eleição dos Delegados

No final do evento, foi realizada a eleição dos Delegados Municipais que representarão o município na Conferência Estadual. São eles:

Representante de setores que defendem a educação pública: Maura Benedita dos Santos Ribeiro (Titular); e Nathali de Paula Garcia da Silva (Suplente); 

Representante dos trabalhadores da educação: Márcia Fernandes Lima Silva (Titular), e Tatiane Regina Joana Ferreira dos Santos (Suplente); 

Representante dos estudantes: Nathali de Paula Garcia da Silva (Titular), e Maria Cristina da Silva (Suplente); 

Representante dos pais/mães/responsáveis pelos (as) alunos (as): Jeferson Leite de Assis (Titular), e Renata Jurema Vieira (Suplente).

 

 

Outras Matérias
Adote Adote

ACESSO RÁPIDO