Pinda realiza estratégia para atualização de calendário vacinal

Pindamonhangaba realizou, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, a estratégia de vacinação para atualização do calendário vacinal dos alunos da rede municipal. O público alvo dessa campanha, que foi promovida pelo Governo Federal, abrangeu crianças e adolescentes de até 15 anos e aconteceu entre os dias 18 de março e 19 de abril.
Ao todo, 26 unidades escolares municipais participaram desta campanha, que atualizou o calendário vacinal das crianças pelo Programa Nacional de Imunização, disponibilizando vacinas como a pentavalente, meningite C, varicela, triplice viral, HPV, meningite ACWY, Febre Amarela, dentre outras. Pindamonhangaba continua com sua estratégia de saúde, promovendo a rotina de saúde nas escola.
A responsável pelo Setor de Imunização, a gestora de unidade Fernanda Batista César Hasman, detalhou como a iniciativa foi executada. “Algumas vacinas foram administradas nas próprias unidades escolares, enquanto outras crianças foram encaminhadas às unidades de saúde locais para receberem as doses necessárias, conforme planejamento prévio, que mapeou e definiu quais em quais escolas as ações aconteceriam”, explicou.
A secretária de Saúde, Silvia Mendes, destacou a importância da ação. “Embora a ação de intensificação tenha ocorrido durante um período específico, o compromisso com a saúde dos estudantes é contínuo ao longo do ano. Outras escolas da Rede Municipal serão atendidas, garantindo que nenhum aluno fique desprotegido contra doenças preveníveis por vacinação”, disse.