ACERVO DE NOTÍCIAS : 2006

Acessa S√£o Paulo inicia atividade na segunda-feira

20/07 - 16:58h

O projeto Acessa São Paulo, uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Pindamonhangaba, que visa a inclusão digital entra em pré-operação na próxima segunda-feira dia 21 de julho.

O projeto funcionar√° nas Bibliotecas Municipais do Bosque e de Moreira C√©sar, e contar√°, em cada biblioteca, com cinco micros de √ļltima gera√ß√£o com acesso a internet. Cada unidade do Acessa SP conta ainda com mais dois micros, um servidor Linux e outro utilizado pelo monitor, al√©m de uma impressora.

O Acessa São Paulo funcionará das 8 às 16h30, e a utilização dos equipamentos e totalmente gratuita para a população. Cada usuário poderá usar o micro por 30 minutos. No caso de ser necessário mais tempo para realizar a pesquisa deseja, ou para a realização de algum trabalho, o usuário terá que entrar novamente na fila de espera.

Ao chegar o Acessa SP, o usu√°rio ser√° cadastrado na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de S√£o Paulo), e receber√° uma senha para aguardar sua vez e usar o micro. Uma vez na m√°quina, o usu√°rio tem acesso √† Internet para a realiza√ß√£o de pesquisas, visita√ß√£o de sites, salas de bate-papo, MSN, leitura de jornais e revistas on-line e outros recursos. ‚ÄúO Acessa S√£o Paulo tem car√°ter de inclus√£o digital, e n√£o somente um enfoque educacional. Com certeza ser√° muito √ļtil aos estudantes de Pindamonhangaba, mas o acesso ao lazer pela internet tamb√©m ser√° garantido‚ÄĚ, afirmou Mary Ellen Juliano Rivelle, coordenadora do projeto. Os usu√°rios ter√£o acesso tamb√©m a editores de texto e de imagem do pacote Office para a realiza√ß√£o de trabalhos variados.

No Acessa S√£o Paulo existe restri√ß√£o √† visita√ß√£o de sites de conte√ļdo pornogr√°fico ou que contenham informa√ß√Ķes perigosas (viol√™ncia, terrorismo, confec√ß√£o de armas, etc). Os usu√°rios com menos de 18 anos ter√£o de estar sempre acompanhados de um respons√°vel, que ter√° que assinar a ficha de cadastro do usu√°rio.

No caso de o usu√°rio acessar sites ou p√°ginas com restri√ß√£o, ele ser√° advertido verbalmente pelos monitores, no caso de reincid√™ncia ser√° suspenso do programa. As suspens√Ķes s√£o progressivas, em caso de reincid√™ncia, e s√£o v√°lidas em todo o Estado, j√° que o cadastro de usu√°rio √© unificado.

O usuário do Acessa SP tem direito de imprimir três páginas do trabalho que for realizado, com prioridade para currículos, pesquisas e trabalhos escolares, não sendo permitida a impressão de fotos e pesquisas de cunho pessoal. Por isso a coordenadora do projeto lembra que é sempre necessário que o usuário leve tenha em seu poder um disquete para salvar suas pesquisas ou trabalhos.

Durante o período de pré-operação, a equipe do Acessa São Paulo, que além da coordenadora contará com mais quatro monitores, dois na Biblioteca do Bosque e dois na Biblioteca de Moreira César, eliminarão possíveis falhas e finalizarão seu treinamento.

Outras Notícias de 2006: