2005 | 2006 | 2007
2008 | 2009 | 2010

Consulta de CEP
Boletins Informativos

" Arquivo Fevereiro de 2008 "

Outras Notícias - Fevereiro de 2008 (+)

Prefeitura de Pindamonhangaba monitora meio ambiente para prevenir zoonose

19/02 - 12:10h

Thais Almeida

Pindamonhangaba vem se tornando uma referência no país pelos trabalhos de prevenção e conscientização que realiza, mantendo sempre a população orientada e o município a salvo de doenças que estão atingindo determinadas regiões do país.

Dentro desta política de saúde, o departamento de Proteção montou um Programa de Monitoramento de Zoonoses Emergente, que consiste em detectar precocemente a entrada de três zoonoses importantes – Febre Amarela, Febre do Nilo Ocidental e a Encefalite Eqüina – no nosso município.

Para promover este programa a Secretaria de Saúde distribuiu material técnico para vários profissionais de diferentes áreas que trabalham em contato direto com as matas, tornando-os espiões dentro das florestas a procura de evidências das doenças. Os profissionais irão observar e monitorar macacos, aves migratórias como o paturi e até os cavalos que circulam em regiões de mata.

O Viveiro Estadual, o Núcleo de Educação Ambiental da Cruz Pequena, o Parque Trabijú e a fazenda São Sebastião –VCP são os primeiros parceiros do Programa de Monitoramento de Zoonoses Emergentes.

Segundo a gerente de Controle das Populações Animais, a veterinária Débora Jaguaribe, o programa irá cuidar ao mesmo tempo do meio-ambiente e da saúde da população. “A nossa meta é a expansão constante da área de observação, com a finalidade de preservar a natureza e a saúde da população”, comentou.

Ações de prevenção
Apesar de nunca ter registrado um só caso de dengue na cidade, mesmo sendo vizinha de cidades que detectaram a doença, a Prefeitura de Pindamonhangaba mantém constantes armadilhas em pontos estratégicos do município, para monitorar a presença do mosquito aedes aegypti, e ainda realiza diversas ações de conscientização nas escolas e nas comunidades.

Outra doença que nos últimos dias aterrorizou algumas regiões do país, a febre amarela, também esteve longe de Pindamonhangaba, mas mesmo assim recebeu atenção especial da Secretaria de Saúde. Os moradores que foram viajar para áreas de risco receberam a vacina no posto de saúde, sem nenhuma dificuldade e a população em geral foi orientada a respeito da doença.

Nsa Sra. do Bonsucesso nº 1400, Centro - Pindamonhangaba / SP
CNPJ: 4522.6214/0001-19