2005 | 2006 | 2007
2008 | 2009 | 2010

Consulta de CEP
Boletins Informativos

" Arquivo Fevereiro de 2009 "

Outras Notícias - Fevereiro de 2009 (+)

Pinda tem melhores condições para recebimento do Trem Bala

13/02 - 10:50h

Odirley Pereira

Pindamonhangaba é geograficamente o município ideal para o recebimento de uma das duas estações intermediárias do trem bala que ligará as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Na região do Vale do Paraíba outras cidades estão na disputa, como São José dos Campos, Taubaté, Apa-recida, Caçapava e Guara-tinguetá.

Dia 2 de abril o Governo Federal determina qual o traçado do trem e provavelmente as cidades escolhidas.

O traçado deverá ser na região sul da Dutra (entre a rodovia e o litoral), ficando entre 3 e 4 km de distância da rodovia – trajetória semelhante a da Carvalho Pinto.

Uma das cidades está praticamente definida - Resende/RJ, que fica a 120 km da capital fluminense e 258 km de São Paulo. Pinda está a 123 km de Resende e 135 km de São Paulo – distâncias similares entre os pontos, o que qualifica o município para receber uma estação.

Outro ponto de relevância para a escolha de Pindamo-nhangaba é o número de cidades que seriam beneficiadas e a população que poderia utilizar o serviço em um raio de 50km de distância. Só no Estado de São Paulo são 25 municípios; em Minas Gerais, mais 11 – totalizando 36 cidades e quase 2 milhões de habitantes.

Caso seja escolhida, Pinda deverá criar linhas especiais de ônibus entre os municípios que ficam neste raio e grandes estacionamentos na região da estação.

Além disso, três cidades que recebem milhares de turistas todo ano ficam próximas: Campos do Jordão (24km), Ubatuba (64) e Aparecida (20).

O secretário de Planejamento da Prefeitura, Maurício Marcondes, contou que o prefeito João Ribeiro encaminhou ofício ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) evidenciando todas as características que cre-denciam o município como de grande potencial para o recebimento de uma estação. O trabalho foi elaborado pela Secretaria de Planejamento e detalha toda situação das outras cidades que pleiteiam o recebimento de uma estação do trem bala.

Uma delas é São José dos Campos, mas a possibilidade de ser escolhida é remota, pois a cidade fica a apenas 78 km de São Paulo e atenderia menos cidades e habitantes do que Pinda. Outro motivo é  que as pessoas de cidades vizinhas poderiam escolher ir a São Paulo pelas rodovias e não pelo trem – pois a viagem deixaria de ser vantajosa economicamente e em relação ao tempo. Ainda existe o fato de ‘obrigar’ uma parada do trem a poucos quilômetros de um dos pontos de partida – deixando a viagem demorada, pois o trem ainda não teria atingido alta velocidade.

O documento ainda aponta que São José dos Campos e também Taubaté têm outra desvantagem. As áreas que devem ser cortadas pelo traçado do trem possuem núcleos urbanos consolidados – dificultando e encarecendo a construção de áreas para embarque, estacionamento e avenidas de acesso – o que em Pindamonhangaba seria muito mais interessante, pois a região não possui empreendimentos e tem preço de área rural.

Com o anúncio do traçado do trem bala, o Governo Federal inicia processo licitatório para definir qual empresa será responsável pela obra, que deverá ser iniciada ainda este ano para ficar pronta até 2014 –  ano da Copa do Mundo no Brasil.

Nsa Sra. do Bonsucesso nº 1400, Centro - Pindamonhangaba / SP
CNPJ: 4522.6214/0001-19