Notícias
2005 | 2006 | 2007
2008 | 2009 | 2010

Consulta de CEP
Boletins Informativos
RSS
 

" Arquivo Março de 2009 "

Outras Notícias - Março de 2009 (+)

PAT cadastra desempregados para cursos gratuitos de qualificação

03/03 - 11:20h

Aiandra Alves Mariano

O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Pindamonhangaba está cadastrando pessoas desempregadas para participar de cursos de qualificação profissional gratuitos.

Serão oferecidas cerca de 600 vagas no município, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). O programa é uma iniciativa do Governo de São Paulo, realizado pela Sert (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) e acontece em Pinda por meio do PAT, em parceria com o Centro Paula Souza e o Senai.

Os cursos são gratuitos em áreas como vendas, informática, construção civil, administração, atendimento, entre outras.

Os pré-requisitos para se inscrever são: ter entre 20 e 59 anos e estar  desempregado. O nível de escolaridade varia de acordo com o curso. Para inscrever-se, o candidato deve fazer cadastro no PAT onde será necessário apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Em seguida o cidadão será encaminhado para realizar a matrícula na instituição de ensino.

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada do interessado. As inscrições vão até o preenchimento de todas as vagas.

Já foram definidos para a cidade cursos de vendedor de comércio varejista e faxineiro, com 60 vagas cada. Segundo o PAT, outros cursos são oferecidos de acordo com a demanda do município. "Quando a pessoa se cadastra, ela diz qual o curso que deseja fazer. Com base nestas informações, a Sert vai definir quais os cursos serão trazidos para Pinda", explicou Sônia Maria, funcionária do PAT Pinda. Há expectativa que a cidade receba também cursos de informática básica, auxiliar administrativo e ajustador mecânico.
Em 2008, o programa ofereceu 360 vagas em Pinda para cursos de atendimento ao cliente - gestão de pessoas; manipulação de alimentos; e pedreiro de acabamento.

O curso
Com 200 horas de aula, os cursos são divididos em 120 horas de conhecimentos gerais, onde há reforço nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, e 80 horas de conteúdo prático. O material didático, que é gratuito, foi desenvolvido pela Fundação Padre Anchieta.

Os alunos recebem as apostilas, caderno, lápis, borracha e caneta. Eles também têm direito a lanche no intervalo das aulas e auxílio transporte, além do acesso aos recursos que as instituições de ensino que participam do programa oferecem, como computador, data-show e salas de aula confortáveis.
O PEQ foi elaborado com base no Diagnóstico para o Programa Estadual de Qualificação Profissional, estudo inédito realizado a partir de dados colhidos ao longo de 2007. Esse diagnóstico apresenta as demandas de mão-de-obra e de capacitação profissional.  O objetivo do programa é qualificar o trabalhador para aumentar suas chan-ces de ocupação, atendendo às necessidades do mercado de trabalho de cada região.

Entre 2008 e 2010 o PEQ vai beneficiar 180 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo.

 

 
 
     
 
 
 
 
 
 
 

Nsa Sra. do Bonsucesso nº 1400, Centro - Pindamonhangaba / SP
CEP: 12420-010
Tel.: (12) 3644-5600
CNPJ: 4522.6214/0001-19