Notícias
2005 | 2006 | 2007
2008 | 2009 | 2010

Consulta de CEP
Boletins Informativos
RSS
 

" Arquivo Maio de 2006 "

Outras Notícias - Maio de 2006 (+)

Agricultura traz destaque para Pindamonhangaba

16/05 - 10:55h

A agricultura de Pindamonhangaba tem sido alvo de notícias de muitos jornais da região. O caderno rural do jornal Valeparaibano, por exemplo, publicou, dia 16, duas grandes matérias sobre a pecuária e a cafeicultura da cidade.

Gado simental ganha força no Vale do Paraíba e recebe destaque especial na fazenda Pau D'Alho, em Pindamonhangaba

A pecuária ganhou destaque graças ao rebanho especial da fazenda Pau D’Alho, considerado o melhor do país. A raça simental tem se mostrado forte no Vale do Paraíba por se adaptar às diversas condições de clima e relevo de várias regiões e alcançou um padrão exemplar na Pau D’Alho. Conforme apurado pelo Valeparaibano, em 11 anos, a fazenda faturou 179 primeiros lugares e 26 grandes campeonatos, sendo a única brasileira a participar seis vezes da Royal Winter Fair Canadá.

A criadora da fazenda, Maria Lúcia Duarte Bourg, disse que a receita para se obter um bom rebanho como esse é aplicar o conceito de medicina preventiva e investir no animal. Maria Lúcia adiantou que a fazenda se prepara para ser pioneira na exportação de embriões quando isso for permitido e, por esse motivo, continua investindo em genética.

Já a cafeicultura recebeu destaque na fazenda Cabral, que é a pioneira na volta do café ao Vale do Paraíba. O local vem se preocupando com o mercado externo e realiza, este mês, a sua segunda venda internacional, destinada a lojas na Califórnia. O proprietário da fazenda, Alexandre Grieg, contou que iniciou a lavoura de café com 10 mil pés em 1998 e, atualmente, possui 100 mil pés, sendo 70 mil em produção.

“Em primeira mão”
Além desses destaques, o Departamento de Comunicação da Prefeitura divulgou, também, a preocupação da área de Agricultura do município em investir nos produtores rurais. Pindamonhangaba é a primeira cidade do cone leste paulista com crédito fundiário. Em parceria com a fundação Itesp, o Departamento de Agricultura assinou, recentemente, um crédito de financiamento para possibilitar a aquisição de terras aos produtores rurais. A iniciativa permitirá ao produtor acessar até R$ 40 mil para comprar o imóvel. Com a obtenção do crédito fundiário, serão permitidos, ainda, mais dois financiamentos: o Pronaf A (Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar) e o crédito de construção da moradia. (Veja mais detalhes em matéria publicada no próprio site)

 
 
     
 
 
 
 
 
 
 

Nsa Sra. do Bonsucesso nº 1400, Centro - Pindamonhangaba / SP
CEP: 12420-010
Tel.: (12) 3644-5600
CNPJ: 4522.6214/0001-19