http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br
 

COPA POPULAR DE FUTEBOL
 
     
   

PROJETO RUAS DE LAZER

Relação das Ruas de Lazer para o mês de julho

dia/mês

Dia/semana

Local

Horário
/saída

horário
/retorno

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO BAIRRO EM AÇÃO

Ginástica Localizada voltada para adultos, senhoras e senhores, atendendo as Sociedades Amigos de Bairros (SABs), utilizando os espaços do C.T. Luis Caloi e os Centros Comunitários e o Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O projeto foi criado com o objetivo de proporcionar à comunidade a prática regular de atividade física com aulas de ginástica, onde a própria comunidade é responsável pela manutenção do local, inscrições dos alunos e zelo pelos materiais que adquirirem.

A Secretaria se responsabiliza pelos profissionais que ministram as aulas. 

São atendidos os locais:

  • Ouro Verde - Santa Cecília - Feital - Mombaça - Andrada - Alto Cardoso -Maricá

  • São Judas - Crispim - Karina - Campos Maia - Triângulo - Jardim Eloyna

  • Araretama - Cidade Jardim - Bela Vista - Beira Rio - Morumbi - Ribeirão Grande

PROJETO NA RODA VIVA DA CAPOEIRA 

Aulas de capoeira voltadas para crianças e jovens, atendendo as Sociedades Amigos de Bairros (SABs), utilizando os espaços dos Centros Comunitários, cultivando a cultura e a prática da modalidade.

O objetivo desse Projeto é utilizar o esporte como instrumento de inserção social e de resgate da cidadania.

Este projeto recebe adoção da Empresa Aços Villares. 

LOCAIS

FAIXA ETÁRIA

Andrada

07-16

Cidade Jardim

07-22

Crispim

07-17

Mombaça

06-22

Alto Cardoso

05-16

Jardim Azeredo

07-20

Feital

07-16

Cidade Jardim

07-16

Campos Maia

07-16

Beira Rio

07-12

Triangulo

07-13

Jardim Eloyna

07-16

Castolira

07-20

TOTAL

330

PSF – PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

A Secretaria da Juventude vem trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde, nos bairros junto ao grupo de agentes do PSF.

Houve o entendimento da grande importância de uma atividade física aplicada e acompanhada por professores de educação física, para os grupos especiais.

Hipertensos, diabéticos, obesos e idosos são atendidos pelo Programa.

Temos hoje 2 bairros contemplados com profissionais atuando diretamente no Programa.

PROJETO BRICANDO E EDUCANDO NA RUA

Integra ações educativas, de prevenção à saúde e lazer. Iniciou-se no Bairro do Araretama e será irradiado para outros locais. A meta é realizar um evento a cada mês em locais diferentes, preferencialmente em bairros periféricos.

O Programa é realizado com parcerias importantes, como a Secretaria de Saúde, Diretoria de Ensino (Programa Escola da Família), Colégio Tableau e outros em negociação.

CAMINHADA ORIENTADA

Organiza e orienta grupos de pessoas para prática de uma atividade segura, barata, democrática, que repercute de maneira imediata no dia-a-dia e saúde de todos. É realizada em locais de maior concentração desta prática no Município. 

PROJETO COLONIA de FERIAS
PROJETO de VERÃO
PROJETO ESPORTE SOCIAL

PROJETO AMI ( Academia da Melhor Idade
PROJETO DIA das CRIANÇAS

 

PROJETO BOLA ONDE MORA

Aulas de futebol de campo para crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos, ministradas em campos localizadas nos bairros periféricos do Município, com preocupações sociais, educativas e esportivas.

Trabalho realizado em 14 Campos de Futebol, a saber:

  • Alto do Cardoso - Araretama - Bosque - Campinas - Cidade Jardim

  • Cidade Nova - Jardim Bela Vista - Jardim Maricá - Jardim Resende

  • Santa Cecília - Terra dos Ipês - Vista Alegre

  • C.E. João Carlos de Oliveira - C.E. José Ely Miranda (Zito)

PROJETO ESPORTIVO 4 CANTOS

APRESENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Setor de Formação Esportiva tem como objetivo primordial, com a execução do Projeto Esportivo 4 Cantos, oferecer uma oportunidade de prática esportiva formativa a crianças e adolescentes de comunidade de risco social, tendo como referência esportes coletivos e individuais que possibilita o desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras das crianças na faixa etária de 07 a 17 anos, através de atividades propostas.

O Projeto Esportivo 4 Cantos,acontece nos bairros do Araretama, Feital, Delta, Campinas, Pasin, Vila Rica, Cidade Jardim, CDHU Terras  dos Ipês, Santa Cecília. 

OBJETIVOS GERAIS

Iniciar e democratizar a prática de esporte entre as crianças e adolescentes dos Bairros distantes, buscando a ocupação do tempo livres evitando o agravamento de distorções sociais e desta forma os perigos da ociosidade. Levar a prática da atividade física próxima das residências das crianças e adolescentes, evitando gasto com transportes e outros.

Introduzir o esporte, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Atender as necessidades esportivas das crianças e adolescentes, ampliando o número de Núcleos Esportivos em todos os bairros;

Ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes com atividades sadias, evitando os perigos da ociosidade;

Oferecer as crianças à possibilidade de praticar o esporte, conhecer o desporto agradável de jogos, de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes;

Possibilitar o surgimento de novos atletas e equipes que no futuro possam participar de eventos esportivos em nível municipal, estadual e nacional.

JUSTIFICATIVA

Acreditamos se oportunizarmos os nossos alunos um ambiente bio-psíco social favorável iremos contribuir muito para sua formação cidadã.

METODOLOGIA

A administração do Projeto ficará a cargo da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, e do Setor de Formação Esportiva, voltado dentro da Pedagogia do Esporte.

Serão oferecidas no primeiro momento as modalidades de Atletismo, Futsal, Handebol, no período de manhã e tarde, para crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 17 anos de ambos os sexos.

Horários do Projeto 4 Cantos

Horário

Dia

Local

7:30 às 11:30

 2ª e 4ª

Feital, Delta, Campinas, Araretama, Pasin

13:30 às 17:30

3ª e 5ª

Stª Cecília, CDHU, Cidade jardim, Vila Rica, Araretama

Nº de Crianças atendidas 2.000 no projeto 4 Cantos.

Modalidades oferecidas – Futsal, Atletismo e Handebol.