09/09/19 – Desfiles em Moreira César e centro de Pinda comemoram independência do Brasil

09/09/2019

Grande público marcou o evento comemorativo, realizado na sexta-feira (6), em Moreira César e no sábado (7), no centro de Pindamonhangaba. Iniciando as cerimônias, nos dois locais, foi realizado o hasteamento das bandeiras, ao som dos hinos nacional e da independência, apresentados pela quase bicentenária Corporação Musical Euterpe.

No dia 7 de setembro, a cerimônia foi no obelisco da Praça Monsenhor Marcondes, com homenagem aos pindamonhangabenses da Guarda de Honra de Dom Pedro I que participaram do grito do Ipiranga. A cerimônia contou com hasteamento das bandeiras, ao som da Corporação Musical Euterpe, sendo bandeira nacional pelo comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Combate Borba Gato, ten-cel Conrado José Sales Mororó, bandeira do estado de São Paulo pelo presidente da OAB de Pindamonhangaba Antonio Aziz Boulos, e bandeira de Pindamonhangaba, prefeito Dr. Isael Domingues. Os escoteiros Itapeva abrilhantaram o evento com seu grito de guerra.

O desfile do dia 6 foi realizado na Avenida das Margaridas, Vale das Acácias, e no centro de Pinda, mais uma vez na Avenida Albuquerque Lins, com concentração na Praça Sete de Setembro. Participaram entidades civis, como escolas municipais e estaduais, e militares, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército.

No dia 7, um dos destaques foi a participação da Famutre – Fanfarra Municipal de Tremembé, junto com a EE Dr. João Pedro Cardoso. A exibição da fanfarra próximo ao palanque das autoridades encantou a todos.