10/01/2020 – Ouvidoria da Prefeitura fecha 2019 com mais de 8 mil atendimentos

10/01/2020

Ouvidoria municipal expandiu atendimento com aplicativo e Ouve e recebeu 8.316 demandas

A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Pindamonhangaba registrou neste ano uma expansão em seu atendimento, desde a implantação do aplicativo eOuve e fecho 2019 com o total de 8.316 demandas registradas. Com o aplicativo, o munícipe pode acessar serviços de várias secretarias e manter contato on-line, usando celular, tablet ou computador.

Apesar da facilidade do aplicativo, mais da metade das demanda foi feita de forma presencial. Conforme relatório da Ouvidoria, 58% do público que participa é feminino e a faixa etária predominante dos usuários está entre 20 e 59 anos (49%). As demandas mais atendidas são relacionadas a assuntos da área de saúde com 56%.

Canal de Atendimento Quantidade

Trânsito e Transporte4%
Outras22%
Total6.105

Os bairros que registraram maiores indices de participação foram: Araretama, Centro, Alto Cardoso, Mombaça, Cidade Nova, Crispim, Parque São Domingos e Vila Rica

Para o ouvidor Evandro Gomes, a população está mais participativa e busca as ferramentas ideiais para apresentar suas necessidades. “A Ouvidoria é o canal ideal capaz de garantir atendimento às manifestações dos cidadãos para que o poder público possa aprimorar a prestação dos serviços públicos”, afirmou.

Como utilizar o E Ouve

Após baixar o aplicativo, será solicitada a indicação da secretaria e você poderá escolher o assunto e a categoria: denúncia, elogio, informação, reclamação, solicitação ou sugestão. O aplicativo tem ainda um espaço para que o cidadão diga algo sobre o assunto que motivou o contato, bem como a possibilidade de enviar uma fotografia do problema ou uma imagem de algum documento.

Os canais tradicionais de atendimento por telefone (3644-5651 ou 3644-5652) e direto na ouvidoria continuam funcionando normalmente.  A Ouvidoria atende na sede da Prefeitura Municipal e ainda na Ouvidoria Saúde, relacionado a questões da área de saúde, no Centro de Especialidades Municipais (CEM -Postão).