23/03/2020 – Disk Coronavírus orienta a população com centenas de atendimentos

23/03/2020

O Disk Coronavírus iniciou hoje com grande participação da população. Visando esclarecer as dúvidas e melhor orientar a população, a Prefeitura de Pindamonhangaba implantou esse serviço através do número 0800 878 9629 e no primeiro dia realizou centenas de atendimentos.

As maiores participações registradas referem-se à orientação sobre atendimento, consultas e exames na rede pública de saúde e também sobre dúvidas de como procurar a saúde pública em caso de apresentações de alguns sintomas. Neste primeiro dia, por ser o início da campanha de vacinação contra Influenza, foram registradas diversas ligações sobre dúvidas para acesso a esse serviço pelo público alvo: idosos e funcionários da área de saúde.

Segundo Valéria Santos, secretária de Saúde de Pindamonhangaba, o objetivo foi facilitar o acesso à população sem que ela tenha que sair de casa, evitando contato público e exposição ao contágio de vírus. “Nossa preocupação é principalmente com os idosos, que por estarem em grupo de risco merecem um atendimento mais específico”.

Além dos enfermeiros e profissionais da saúde que realizam o atendimento pelo 0800, os serviços contam com a presença e orientação de profissionais médicos. Mariah Taube, pneumologista da rede pública de saúde de Pindamonhangaba, é umas das profissionais que participa deste trabalho. “Está sendo uma ação muito válida, pois estamos na retaguarda e qualquer dúvida que as profissionais têm, nós podemos esclarecer na hora e em muitos casos até conversamos diretamente com os pacientes, tranquilizando-os e transmitindo as informações corretas”, afirmou a médica.

De acordo com as informações prestadas pela pneumologista, os pacientes que apresentam sintomas devem estar atentos quanto à hora e o local para procurar atendimento. “Se a situação for um quadro gripal sem complicações, fazemos as orientações básicas e indicamos o tratamento caseiro. Se apresentar uma falta de ar acentuada e progressiva deve procurar sim o PS ou a UPA para o atendimento médico”, afirmou.

E Ouve e 153 – Outro canal de participação popular direcionado neste momento pela Prefeitura é o aplicativo E-ouve, da Ouvidoria e o Disk Denúncia 153, também estruturado para receber as denúncias sobre o Coronavírus e infrações aos decretos publicados pela Prefeitura.
Além destes canais, a Prefeitura de Pindamonhangaba continua atualizando o site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br  várias vezes por dia, com todas as informações sobre o tema. O Facebook e o Instagram oficiais da Prefeitura também são canais de comunicação, atualizados várias vezes ao dia, para que toda a população fique informada e fuja das fakenews.

Ministério Público – Além das ferramentas da Prefeitura, a Promotoria Pública da cidade também poderá receber comunicações através do email: pjpinda@mpsp.mp.br

Compartilhar: