Controle de Veículos e Cargas

O aplicativo para o cadastro de veículos de cargas pesadas foi criado para viabilizar a implantação do Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019.
As vias da cidade que possuem fluxo intenso de caminhões e carretas já receberam placas que alertam para a regularização. O principal objetivo deste sistema é organizar a circulação de veículos no trânsito da cidade, principalmente veículos pesados e de grande porte nos acessos urbanos, e assim melhorar a fluidez do tráfego nas vias de trânsito rápido e evitar danificação da pavimentação asfáltica e de calçadas e, em especial, diminuir os riscos de acidentes.

1 – Entre na loja de aplicativo do seu celular (Play Store)
2 – Pesquise por “carga pinda”
3 – Localize o aplicativo PINDA Controle de Veículos e Cargas
4 – Instale o aplicativo

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Meu veículo é de Pinda, também tenho que fazer o cadastro no aplicativo?

R. Sim, porém apenas uma vez e terá validade de um ano.

2. É verdade que o cadastro é uma burocracia e muito complicado?

R. Não, o cadastro é bem simples, basta baixar o aplicativo, instalar, cadastrar o veículo com os dados que estão no documento do mesmo, e solicitar a autorização. Tudo feito pelo celular sem precisar se dirigir até a sede da prefeitura.

3. Todas as vezes que o morador entrar com o caminhão na cidade terá que cadastrar?

R. Não, para os residentes no município o cadastro é apenas uma vez, com validade para 12 meses.

4. Os agentes já estão multando?

R. A fiscalização está sendo intensificada com abordagem para verificação dos documentos de carga e outros itens, isto tudo com o intuito de coibir as infrações e os veículos que transitam no município apenas para fugir do pedágio da Rodovia Presidente Dutra, portanto é necessário que solicite a autorização e regularize a situação de seu veículo.

5. Moro em Pindamonhangaba, mas meu veículo está licenciado em outra cidade?

R. O Art. 123 do CTB diz que é obrigatória a expedição de um novo Certificado de Registro nos casos de mudança de propriedade ou de domicilio/residência, devendo o proprietário do veículo expedir nova documentação em prazo máximo de 30 dias. Segundo o CTB o proprietário quem não fizer a transferência estará sujeito a multa de natureza leve no valor de R$ 88,38 e 4 pontos na CNH.

6. O aplicativo já está funcionando?

R. Sim, e está disponível na Google Play. Entre na loja de aplicativos e pesquise por “carga pinda” ou acesse o link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ccp.pindamonhangaba

7. O que faço caso não consiga cadastrar?

R. Entre em contato com o Departamento de Trânsito e Mobilidade pelo telefone 3648-4813 ou pelo e-mail transito@pindamonhangaba.sp.gov.br. Estamos à disposição para sanar as dúvidas.

 

Compartilhar: