Pinda sedia 1º QualyMilk e fortalece a produção de queijos artesanais finos no estado de São Paulo

Pindamonhangaba promoveu, no dia 24 de junho, em celebração ao Dia Internacional do Leite, o 1º QualyMilk – Do Pasto ao Queijo, ganhando um importante impulso com a realização da produção de queijos artesanais finos em São Paulo. O evento, realizado na Apta Regional, localizado na Av. Profº Manoel César Ribeiro, 1920, faz parte de um projeto estratégico da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, em parceria com instituições como Apta Regiona, Ital, Defesa Agropecuária, Instituto de Zootecnia (IZ) e Centro Paula Souza.
Com o objetivo de fomentar a qualidade dos queijos artesanais produzidos no estado, o projeto aposta na capacitação de produtores, implantação de centros de referência e ampliação do acesso à inovação. Tratativas estão em andamento com a embaixada da França para integrar ao programa um técnico francês especialista em queijos finos, fortalecendo a troca de experiências e tecnologias com os produtores paulistas.
Representando a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável Rural e Clima, participaram do encontro a assessora Luciana Beraldo, a chefe de divisão administrativa Cristiane e o veterinário Bruno. Durante o evento, renomados pesquisadores e especialistas discutiram temas como qualidade do leito, manejo, genética, nutrição animal e cooperativismo, apresentando boas práticas e projetos de referência. O destaque ficou por conta da palestra do pesquisador Luiz Carlos Roma Jr., que apresentou a Caravana Giro do Leite, ação itinerante que já impactou mais de 15 mil pessoas em todo o estado, promovendo educação técnica para produtores.
O evento também contou com apresentações de Ana Paula Roque (CATI Itapetininga), Allan Reis Troni (Agropolo Vale), Ricardo Signoretti (Apta Pindamonhangaba), Aníbal Vercesi Filho (IZ), Edson Suzuki e Armando Sugawara (Centro Paulo Souza e SESCOOP), entre outros nomes. Segundo o diretor técnico da Apta Regional de Pindamonhangaba, Sérgio Schalch, “a alimentação dos animais e o planejamento nutricional nas diferentes estações do ano são determinantes para garantir um leite de alta qualidade, base essencial para um queijo artesanal de excelência”.
“Esse evento é um marco para o fortalecimento da cadeia do leite e do queijo artesanal em nosso estado. A troca de experiências e o acesso ao conhecimento técnico são fundamentais para valorizarmos o trabalho dos nossos produtores e gerarmos renda com qualidade e sustentabilidade no campo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável Rural e Clima, Mauro Muassab Júnior.