Prefeitura investe mais de R$ 600 mil em trabalho inédito de apoio aos Centros Comunitários

A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou neste ano uma parceria inédita de manutenção e melhorias dos 42 centros comunitários do município. Importante equipamento público que recebe eventos recreativos e sociais, integrando a comunidade e proporcionando qualidade de vida, os centros comunitários estão recebendo neste ano mais de R$ 600 mil em materiais de construção, elétrica, pintura e de limpeza.
O trabalho vem sendo realizado pela Secretaria de Administração, que tem à frente o secretário Marcelo Martuscelli, e as ações são coordenadas pelo secretário adjunto de Administração, Vitor Macedo, pela diretora Soleane Isidoro e pela Chefe de Divisão Predial e de Centros Comunitários, Suelayon Souza Maria.
Após a realização de visitas e a elaboração de um relatório sobre a situação dos centros comunitários, foi constatado a precariedade das instalações e necessidade de manutenção desses prédios. “Pelo fato de estarmos no meio de uma pandemia, a maioria estava fechada, portanto sem recursos para a manutenção”, disse a chefe de divisão.
Em março deste ano, a Prefeitura reuniu todos os responsáveis pelos centros comunitários e foi fechada uma parceria aceita por todos. A Prefeitura iria disponibilizar os materiais para reforma e manutenção mais simples e a comunidade, através de mutirão com seus moradores, iria retirar o material no almoxarifado da Prefeitura e promover o trabalho.
Segundo Suelayon, a Prefeitura realiza o controle de todas as ações. “Os líderes assinam um recibo de retirada dos materiais e têm a obrigatoriedade de apresentar um relatório com fotos do material recebido e dos serviços executados”, afirmou.
A entrega dos materiais teve início em agosto e até o momento já foram disponibilizadas mais de 132 portas, 1.200 m² de forro, quase 2 mil m² de azulejos, mais de 1.400m² de piso, 51 medidas de vidros, mais de 1.000 latas de tinta látex/esmalte, bem como areia, pincéis, tijolo, fiação elétrica, ferro para grades, lâmpadas e materiais de limpeza. A Prefeitura ainda disponibilizou vidraceiro e profissional que trabalha com calhas que foram contratados e executaram a colocação de materiais nos locais.
“Os presidentes de bairro são bem dedicados, alguns não acreditaram no nosso trabalho e até duvidaram que receberiam o material. Mas hoje podemos contar com todos, são parceiros e estão entendendo que o objetivo da gestão Dr. Isael é dar condições para que as atividades comunitárias sejam realizadas com qualidade”, afirmou Suelayon.
Segundo ela, o maior inimigo deste trabalho é o vandalismo. “Em menos de 40 dias tivemos um caso no bairro Vila São Paulo em que os vidros instalados já foram danificados. A população tem que entender que é o seu próprio dinheiro e quem usa o centro comunitário são eles mesmos”, explicou.
O secretário de Administração Marcelo Martuscelli parabenizou o trabalho da equipe. “Essa foi uma meta dada pelo prefeito Dr. Isael e hoje estamos vendo os materiais sendo utilizados e os centros comunitários funcionando e atendendo bem a população. Nosso plano é melhorar ainda mais essa parceria pois também temos o Fundo Social de Solidariedade que promove inúmeras oficinas e cursos e a nossa gestão é integrada para fazer sempre o melhor”, destacou Martuscelli.
Segundo ele, a intenção da gestão é dotar todos os equipamentos com fogão, geladeira, freezer e mesas para que a comunidade possa realizar reuniões e festas num espaço aconchegante e acolhedor, revertendo recursos para melhorias dos prédios.
Dos atuais 42 centros comunitários, atualmente três estão desativados (Cruz Pequena, Piracuama e Castolira) e receberão atenção mais pontual.
No site da Prefeitura está disponível a lista atualizada com todos os centros comunitários e seus respectivos endereços para locação de espaço. Basta clicar no link: https://pindamonhangaba.sp.gov.br/centros-comunitarios-e-educacionais

Sec. Adjunto de Administração Vitor Macedo, chefe de Divisão Suelayon Souza e diretora Soleane Isidoro coordenam esse trabalho.

WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.28.47

Bendito Bala, representante do Centro Comunitário do Mombaça recebendo material.

WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.28.15WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.28.14

Manutenção realizada pela comunidade no Centro Comunitário do Bosque.

WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.29.15WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.29.16

Centro Comunitário Cidade Nova - antes x depois da manutenção realizada nos vitros.

WhatsApp Image 2022-11-16 at 13.28.31

Centro Comunitário do Parque São Domingos recebe material.