“Cadastro em Ação” realiza atendimentos domiciliares e amplia alcance do CadÚnico em Pinda
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Assistência Social, segue fortalecendo o acesso da população aos serviços socioassistenciais com a realização do “Cadastro em Ação – Expresso CadÚnico”. Na última edição, realizada na sexta-feira (27), a iniciativa promoveu atendimentos diretamente nos bairros, com foco nas famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Ao todo, foram realizados 66 cadastros em domicílio, garantindo que famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento pudessem acessar o Cadastro Único, porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal.
A ação integra uma estratégia contínua da Assistência Social, que prevê a realização mensal do trabalho de busca ativa nos bairros do município. O objetivo é identificar famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais e assegurar o acesso a direitos básicos por meio do atendimento direto nas residências.
O diretor do Departamento de Benefícios, Cadastro e Rendas, Milton Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. “A busca ativa é fundamental para alcançarmos as famílias que mais precisam e que, muitas vezes, não conseguem chegar até os serviços públicos. Levar o Cadastro Único até essas pessoas é garantir acesso a direitos e ampliar a proteção social no município”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Andrea Barreto, reforçou o compromisso com a população. “Nosso objetivo é fazer com que os serviços cheguem a quem mais precisa. O ‘Cadastro em Ação’ é uma ferramenta essencial para identificar vulnerabilidades e garantir que essas famílias sejam acolhidas e tenham acesso às políticas públicas disponíveis”, destacou.
O próximo “Cadastro em Ação” já está previsto para o dia 10 de abril, com local a ser divulgado, dando continuidade à proposta de descentralização dos serviços e aproximação com a população.

