Pinda realiza ações de conscientização ao combate à violência contra a pessoa idosa

O Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Pindamonhangaba promoveu, ao longo do mês de junho, uma série de ações de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A iniciativa teve apoia das Secretarias de Assistência Social, Educação, Mulher, Família e Direitos Humanos, Fundo Social de Solidariedade, Casa dos Conselhos e os Colégios COIN Júnior e Siciliano.
As atividades tiveram como objetivo orientar a população sobre os direitos da pessoa idosa e incentivar o respeito, a dignidade e o envelhecimento saudável. A programação contou com ações educativas, rodas de conversa e palestras informativas em diferentes pontos da cidade.
No dia 14 de junho, a Praça Monsenhor Marcondes recebeu um plantão informativo com atendimento ao público, das 8h às 12h, com distribuição de materiais, orientações e acolhimento. Já no dia 23 de junho, a Escola Municipal Mário Antônio Bonotti Padre foi palco de mais uma roda de conversa com foco em educação para o respeito intergeracional.
As palestrantes abordaram a importância de manter um envelhecimento ativo e saudável em todas as dimensões da vida, para orientar sobre os canais de denúncia em caso de violação de direitos. Além dos encontros presenciais, a campanha também espalhou cartazes informativos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS e CREAS, com o intuito de alertar sobre os tipos de violência mais comuns (física, psicológica, patrimonial, institucional e negligência) e divulgar os canais oficiais de denúncia, como o disque 100.
O destaque da programação foi o ciclo de palestras no Teatro Galpão, especialmente voltado ao público idoso, com participação das profissionais Sueli Macedo (assistente social), Veraniza (enfermeira) e Joyce (psicóloga). “A conscientização é uma das ferramentas mais importantes para combater a violência contra a pessoa idosa. Ao levarmos informação para diferentes espaços da cidade, estamos fortalecendo o respeito, a escuta e a garantia de direitos. Nosso compromisso é com um envelhecimento digno, seguro e ativo para todos”, destacou a assessora da Casa dos Conselhos, Simone Braça.