Programa Novo Rumo prossegue abordagens com pessoas em situação de rua
Implantado no início deste ano pela Secretaria de Assistência Social integrado com outras secretarias municipais, o programa Novo Rumo segue realizando as abordagens sociais com o objetivo de proporcionar a reinserção social de pessoas em situação de rua.
Após diversos casos de recuperação social dessas pessoas, a equipe do Serviço de Abordagem Social prossegue as ações de proximidade com outras pessoas que ocupam os espaços públicos da cidade.
Um local que vem recebendo um intenso trabalho e constante abordagem é a Praça do Santana, onde um casal vem dormindo no coreto. Após diversos contatos e ofertas de serviços sociais, o casal segue irredutível em não aderir aos programas sociais. “Eles utilizam o local todos os dias para dormir e ficam ausentes durante o dia. Identificamos demanda por regularização de documentação, viabilizamos a isenção para retirada de segunda via da certidão de nascimento, necessária para que ambos peçam o CIN (novo RG). O casal foi sensibilizado sobre a importância de aderir ao acompanhamento pelo CAPS/Álcool e Drogas, porém recusam todas as ofertas de acolhimento”, explicou a secretária de Assistência Social, Andréa Barreto.
No último dia 17 de outubro nova abordagem foi realizada pela equipe sendo ofertada a possibilidade do auxílio aluguel social, entretanto para ser oficializado é necessário que o casal regularize a questão da documentação. “Vamos continuar com a abordagem e sempre orientando para que deixem os espaços de convivência pública, tendo em vista os programas sociais que temos no município. Diversos moradores e comerciantes relataram ainda suspeita de vandalismo à iluminação pública da praça, o que foi negado pelo casal. Seguiremos monitorando”, afirmou a secretária.
Outro caso em acompanhamento é de um idoso, barbudo, perambulando pela região central com odor insuportável e pedindo dinheiro na região do mercado e nos semáforos, conforme denúncia apresentada pela população. A equipe da Assistência Social iniciou a abordagem ao mesmo e inicialmente ele negou todo suporte social.
Após muita insistência, no último dia 7 de outubro o senhor aceitou a internação na UPA do Araretama, onde recebeu além do novo visual toda atenção médica, inclusive com atendimento e orientação psiquiátrica. “Verificamos o histórico do mesmo que tem familiares no bairro do Feital e na cidade de Taubaté, e nesta situação o ideal seria a reintegração familiar, que vem sendo trabalhada por nossa equipe”, explicou Andréa.
Uruguaio - Outro caso conhecido no município que será trabalhado pelas secretarias integrantes do programa Novo Rumo é a situação do “Uruguaio” que realiza malabares no cruzamento das ruas Expedicionários e Jorge Tibiriçá. Diversas reclamações estão sendo apresentadas para a Prefeitura envolvendo o mesmo em situações de desacato, desrespeito e importunação, que irá receber acompanhamento com as devidas orientações.
“Sou trabalhador do centro de Pinda e acho que a prefeitura ou GCM tinha que remover o Uruguaio que fica no sinal da ótica importunando os trabalhadores que por lá estão e causando tumulto todo dia. Já sofri ameaças e lojistas já chamaram a polícia”, afirmou, recentemente, pelas redes sociais, Julio Alves.
Nesta sexta-feira a equipe estará solicitando novas abordagens na região central, sobretudo Monsenhor Marcondes.

