Prefeitura de Pinda capacita servidores sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Captação de Recursos e Relações Institucionais, realizou, nos dias 23 e 24 de junho, uma formação voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reunindo os pontos focais indicados pelas secretarias municipais.
A iniciativa faz parte das ações estratégicas da administração municipal para fortalecer a Agenda 2030 no município e avançar no processo de certificação relacionado ao compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável.
Durante os dois dias de capacitação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre os 17 ODS, suas metas e indicadores, além de discutir formas de integrar essas diretrizes às políticas públicas municipais. A proposta é ampliar a efetividade das ações desenvolvidas pelas secretarias e fortalecer uma atuação mais planejada, colaborativa e alinhada aos desafios atuais da gestão pública.
De acordo com a diretora Luciana Saquetti, a formação representa um passo importante para consolidar o alinhamento do município às práticas sustentáveis. “Esta capacitação foi especialmente planejada para os pontos focais das secretarias municipais, com o propósito de fortalecer o conhecimento sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa buscou apoiar a incorporação dos ODS nas políticas públicas municipais, promovendo uma atuação mais integrada, estratégica e alinhada aos desafios do desenvolvimento sustentável, contribuindo para a construção de uma gestão pública mais eficiente, inclusiva e comprometida com o futuro da população”, destacou.
A secretária de Captação de Recursos e Relações Institucionais, Luciana Simonetti, também ressaltou a importância da formação para o aprimoramento das políticas públicas e do atendimento à população. “Participar desta capacitação é fundamental para ampliarmos nossa visão sobre políticas públicas mais humanizadas e inclusivas. Os ODS nos mostram caminhos para construir uma sociedade mais justa, com mais oportunidades, igualdade e proteção para todos, especialmente para aqueles que mais precisam”, afirmou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Pindamonhangaba com a construção de políticas públicas sustentáveis, colaborativas e voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, consolidando o município em uma agenda de gestão estratégica, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
