Além de diversão, Carnaval movimenta bares, restaurantes e hotéis da cidade

Além de diversão, Carnaval movimenta bares, restaurantes e hotéis da cidade

O Carnaval 2025 de Pindamonhangaba foi um grande sucesso de público e com reflexos diretos no setor econômico para a cidade.
Somados o pré-carnaval de Moreira César e os desfiles e blocos no centro, matinoites no Parque da Cidade e carnaval no Araretama foram contabilizadas 105 mil pessoas. O resultado também garantiu uma grande movimentação no comércio, rede hoteleira, restaurantes e bares da cidade.
O prefeito Ricardo Piorino destacou que o “objetivo do carnaval é oferecer diversão à população e manter a tradição. No entanto, nós criamos uma festa que aliou a questão cultural do carnaval com o fortalecimento da nossa economia, proporcionado maior movimento no comércio da cidade, gerando empregos e aumento do faturamento de empresas de diversos segmentos, inclusive de ambulantes. Podem ter certeza que todos nossos eventos terão um olhar muito atento para questão econômica, bem como colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar”.

Empresários elogiam carnaval
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (ACIP), Mauro Almeida, relatos de empresários e comerciantes apontam crescimento expressivo na demanda de serviços. “O Carnaval trouxe resultados extremamente positivos para o comércio, com setores estratégicos como hotelaria e gastronomia registrando alta movimentação. Os hotéis e pousadas atingiram altas taxas de ocupação. A procura antecipada por hospedagens indicou um fluxo turístico consistente, demonstrando que a cidade se consolidou como um destino atrativo para o período carnavalesco”, destacou.
Um levantamento do Departamento de Turismo de Pindamonhangaba apontou que os hotéis e pousadas registraram taxa de ocupação média de 90% durante os dias de carnaval.
Um dos grandes hotéis da cidade, o Colonial Plaza, por exemplo, operou com 100% de sua capacidade. “Tenho visto a evolução de Pindamonhangaba em vários aspectos. Vimos algumas chamadas do Carnaval e ações da cidade e isso foi muito bom porque também ajuda a atrair hóspedes. Além dos eventos da cidade, promovidos pela Prefeitura, nós também realizamos eventos de carnaval aqui no próprio hotel e os hospedes têm saído muito satisfeitos. Temos um trabalho sério e voltado para qualidade”, disse o gerente geral Nei Elias.
O presidente da ACIP, Mauro Almeida, também disse que o setor de alimentação teve ‘desempenho notável. “Restaurantes, bares e lanchonetes registraram aumento no número de clientes. Segundo empresários, o faturamento superou as expectativas. Além disso, outros setores também foram beneficiados, como o comércio varejista, o transporte e os serviços turísticos”.
Para Rodrigo Ver Valen (Fejão), gestor de negócios do BDI e Boteco do Murta, “o carnaval teve movimento acima do normal nos estabelecimentos, que prepararam estoque e completaram o quadro de colaboradores para atender melhor seus clientes, não só de munícipes, mas também de turistas”. Para ele, o apoio da Secretaria de Segurança Pública de Pinda e da Polícia Militar ajudou bastante “porque os foliões puderam aproveitar melhor a gastronomia local, brincando o carnaval de maneira adequada e em conformidade com a saúde física. A expectativa agora é que por meio da parceria Prefeitura, via Secretaria de Comunicação e Eventos, Departamento de Turismo e Conselho Municipal de Turismo, que mais eventos culturais e gastronômico ocorram periodicamente, fomentando o turismo em nossa querida Pindamonhangaba”.

Segurança
O secretário de Comunicação e Eventos de Pindamonhangaba, Alexandre Pió, acredita que além do fator econômico, com movimentação de toda a rede comercial, a segurança foi um fator determinante para o sucesso do carnaval. “Tivemos uma aproximação ainda maior da Prefeitura com a Polícia Militar trabalhando em parceria e isso contribuiu para a segurança de todos os foliões. Não foram registradas ocorrências durante os nossos eventos e todos puderam se divertir em segurança”.

Sucesso dos blocos
Além do grande sucesso que já era esperado com os grandes e tradicionais blocos, o secretário adjunto de Comunicação e Eventos, Ricardo Flores, destacou a participação dos blocos pelas ruas centrais da cidade. De acordo com ele, os desfiles foram muito bem planejados, atraindo foliões de diversas idades em grande alegria. “Foi um enorme sucesso o envolvimento dos blocos pelas ruas do centro. Para o próximo ano eles terão ainda mais destaque na programação oficial. Vamos procurar outros blocos da cidade e dos bairros para participar conosco da programação oficial, através de um novo chamamento público que a Prefeitura deve lançar nos próximos dias”.

Matinoites
As matinoites que animaram o público no Parque da Cidade também foram de grande destaque, com muita música e diversão para todos os públicos. Começando sempre 14 horas como uma opção para crianças e famílias, as matinoites se estenderam até as 22 horas com Djs e bandas e ficaram lotadas, sobretudo nos dias dos blocos Juca Teles e Barbosa, que levaram milhares de pessoas ao Parque da Cidade.

Grandes blocos
Os dois blocos de São Luiz do Paraitinga (Juca Teles no sábado e Barbosa na terça-feira), juntamente com o Socó da Madrugada (sexta-feira) e Dondocas (sábado), foram os que atraíram maior público, com média de 12 mil pessoas. Em todos os dias, os foliões se divertiram e seguiram ao som das músicas.
Uma das novidades esse ano foi o uso de caminhão pipa para refrescar o público no trajeto do Dondoca, Juca Teles e Barbosa. Os foliões aprovaram a iniciativa, que será usada nos próximos anos.
Como balanço geral do carnaval, a Secretaria de Comunicação e Eventos agradece a participação de demais secretarias, departamentos da Prefeitura, Fundo Social, grande apoio da Polícia Militar, ACIP, Conselhos Municipais, empresas contratadas, bem como de comerciantes, ambulantes e dos blocos da cidade, que não mediram esforços para criar uma festa marcante e muito organizada para a população.

WhatsApp Image 2025-03-06 at 16.19.22