Diretora de Comunicação da Prefeitura toma posse na APL em sessão comemorativa ao Mês do Folclore

Diretora de Comunicação da Prefeitura toma posse na APL em sessão comemorativa ao Mês do Folclore

Jornalista Fernanda Munhoz passa a ocupar a Cadeira 19H na Academia Pindamonhangabense de Letras, em uma noite com homenagens e atividades culturais


A jornalista Maria Fernanda Vieira Garcia Munhoz é a nova Acadêmica Honorária da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL), ocupando a Cadeira 19H, cujo patrono é Rodrigo Marcondes Romeiro — político, jornalista, professor e produtor agrícola, reconhecido por sua relevante contribuição à história e à cultura de nossa cidade.
Fernanda Munhoz, como é conhecida, tomou posse durante a Sessão Solene da APL, realizada na noite de sexta-feira (29), no Palacete 10 de Julho, em um evento repleto de atrativos culturais e literários.
A nova acadêmica é filha de Renato Garcia Munhoz e Sílvia Maria Vieira Munhoz. Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (Unitau), é pós-graduada em Comunicação Aplicada pela Faculdade Cásper Líbero e em Gestão de Projetos pela Faculdade Santa Cecília. Funcionária pública desde 2000, passou a exercer a função de diretora do Departamento de Comunicação da Prefeitura em 2018, coordenando desde então a comunicação institucional, o jornalismo público e o relacionamento com a imprensa.
Fernanda também integra a diretoria da AJOP – Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba – e, recentemente, recebeu o Diploma João Romeiro, a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores na área da comunicação. A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Fernanda ao jornalismo e à imprensa local, reforçando a importância de seu trabalho para a comunidade pindamonhangabense.
“É com emoção e gratidão que recebo a honra de integrar a Academia Pindamonhangabense de Letras. Agradeço imensamente a esta Casa por abrir-me as portas e permitir que eu caminhe entre tantos nomes ilustres. Ao meu padrinho, Luís Cláudio, devo não apenas a indicação, mas também a confiança depositada em mim. À minha família, que sempre esteve ao meu lado com amor e incentivo, deixo meu mais profundo reconhecimento: sem vocês, nada disso seria possível”, declarou a nova acadêmica no início de seu discurso de posse.
A sessão de agosto contou ainda com outras atividades culturais. A Severina Companhia de Teatro apresentou um fragmento do espetáculo “Onde Anda o Boi Jacá?”, resgatando a memória de um antigo personagem do carnaval de Pindamonhangaba.
Em outro momento, o professor, escritor e historiador Diego Amaro de Almeida — licenciado pela UNISAL, mestre em História pela PUC-SP, membro do Instituto Ruth Guimarães e da Academia de Letras de Lorena — foi o palestrante da noite. Ele abordou mitos e lendas, destacando a famosa história da “Loira do Banheiro”. A palestra foi um breve resumo de seu livro “A Loira do Banheiro: A Dama e o Conselheiro”, lançado em 2022. Segundo o autor, a lenda teve origem em Guaratinguetá.
Os dois momentos fizeram parte de uma homenagem da Academia Pindamonhangabense de Letras ao Mês do Folclore, celebrando a riqueza das tradições e narrativas populares no Vale do Paraíba.
O evento também contou com a presença da administradora e pedagoga Thaís Victória Lorena Moreira, responsável pelo Centro de Memória Barão Homem de Mello e idealizadora do Projeto de Educação Patrimonial “Pindamonhangaba – Preservando Memória”. O projeto recebe alunos da Rede Municipal de Educação, que realizam um tour pelo Palacete 10 de Julho e encerram a visita no térreo do prédio, onde está localizado o acervo do Centro de Memória. Ali, conhecem um pouco mais sobre o patrimônio histórico, cultural, ambiental e arquitetônico de Pindamonhangaba.
Também fizeram parte da noite um breve resumo sobre a Flipinda, com a entrega de certificados de agradecimento aos que contribuíram para a sua realização e a homenagem aos aniversariantes do mês. Ao encerrar mais uma sessão solene, a presidente Rosana Dalle Celidônio agradeceu a presença de todos e convidou o público a participar das próximas atividades promovidas pela APL, como o Festipoema, que segue com inscrições abertas; e os Grupos de Estudos “Guimarães Rosa” e Balthazar de Godoy Moreira.
A noite terminou com a tradicional foto dos acadêmicos e um coquetel, proporcionando um agradável momento de confraternização e bate-papo entre os presentes.

WhatsApp Image 2025-09-01 at 15.14.03 WhatsApp Image 2025-09-01 at 15.14.04

WhatsApp Image 2025-09-01 at 15.14.04 (1) WhatsApp Image 2025-09-01 at 15.14.05