Ministério das Comunicações faz vistoria na estação de transmissão dos canais públicos de TV de Pinda
A estação de transmissão dos canais de TV e de Rádio de Pindamonhangaba, no Pico do Itapeva, recebeu uma inspeção técnica do setor de engenharia elétrica e de telecomunicações do Ministério das Comunicações na última sexta-feira (12). Além da vistoria nas instalações do Pico do Itapeva, foram realizadas medições também na Prefeitura de Pindamonhangaba e na Câmara de Vereadores – locais que, de acordo com os técnicos do Ministério das Comunicações, também podem receber parte dos equipamentos de transmissão e de dados do Governo.
A iniciativa é uma das etapas coordenadas pela Empresa Brasil de Comunicações (EBC) nos abrigos das estações e nos setores de comunicação dos municípios contemplados com canais do Programa Brasil Digital – como é o caso de Pindamonhangaba.
Durante a inspeção, o engenheiro Ricardo Alves da Silva fez a avaliação técnica da estrutura do abrigo e da torre, para gerar relatório ao Ministério das Comunicações.
O diretor de Rádio e TV da Prefeitura, Odirley Pereira, e o analista de comunicação da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pinto, juntamente com membros da Secretaria de Serviços Públicos de Prefeitura, que realiza reforma no local, acompanharam a vistoria.
“A vistoria é um procedimento habitual do Ministério das Comunicações para verificar se os locais apontados por cada município possuem condições estruturais para receber os investimentos e equipamentos do Governo Federal. Durante a inspeção, foram fornecidos os dados necessários ao engenheiro para finalização de seu relatório, bem como informações complementares sobre a conclusão dos serviços de reforma, que agora só necessitam de breves intervenções elétricas e melhorias na torre”, explicou Odirley Pereira.
A previsão do engenheiro Ricardo Alves da Silva é concluir os relatórios até o fim desta semana e encaminhar para o Ministério das Comunicações iniciar as verificações necessárias antes da produção dos transmissores de TV para a Prefeitura e para a Câmara. Ele também realizou imagens áreas do local.
O secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, destacou que “os canais de Pindamonhangaba vão ajudar a divulgar ações educativas de Pindamonhangaba, serviços de utilidade pública, transmissão de audiências públicas e fóruns sociais, prestação contas dos trabalhos do município, levando informação de qualidade para facilitar e melhorar a vida da população, que são os objetivos da gestão do prefeito Ricardo Piorino”. Ele reiterou o objetivo da administração municipal, “de criar uma comunicação transparente, eficiente e com responsabilidade social”, finalizou.