Prefeito Ricardo Piorino visita obras de restauro da Igreja São José
O prefeito Ricardo Piorino visitou na manhã desta segunda-feira (12) as obras de restauro da Igreja São José, que acontecem através dos esforços da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico junto à Prefeitura de Pindamonhangaba.
As obras tiveram início efetivo em junho do ano passado através da empresa Origem Cultural. O pároco Padre Kleber Rodrigues recebeu o prefeito, juntamente com a presidente do Conselho, Ana Maria Guimarães Iadelucca e o arquiteto Everaldo Cristiano Silva, responsável pela empresa Origem. Também participaram da visita o vereador Everton Chinaqui e os secretários João Biro (Adjunto Cultura e Turismo) e Alexandre Pió (Comunicação e Eventos).
Tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo), a igreja vem recebendo inicialmente o restauro em sua fachada externa e na parte interior a originalidade da construção da obra vem sendo resgatada.
“Estamos decapando as paredes da igreja e já descobrimos a sua originalidade que agora será reintegrada. É um processo bem trabalhoso, mas o objetivo é realmente reconstituir esse patrimônio para que seja além de um templo religioso, um espaço de peregrinação e de resgate histórico”, afirmou Everaldo.
Padre Kleber Rodrigues lembrou todo o esforço realizado desde as primeiras ações quando a Paróquia investiu R$ 154 mil para dar início no trabalho do restauro. “É um projeto feito por muitas mãos – com o empenho da Paróquia, Prefeitura, iniciativa privada, vereadores e de todos que, de alguma forma, desejam ajudar. Precisamos deste envolvimento. As obras podem chegar em R$ 3 milhões e 50% já está captado através de emendas dos vereadores e do apoio de empresas como Gerdau, Novelis e Tenaris. O projeto está cadastrado na Lei Federal de Incentivo e qualquer empresa pode fazer a destinação de valores”, destacou o religioso.
O prefeito Ricardo Piorino ficou satisfeito com o ritmo dos trabalhos e destacou a importância das parcerias para viabilizar a obra. “Além do envolvimento da comunidade, que teve à frente o padre Kleber, uma pessoa que nunca mediu esforços para tirar esse projeto do papel, essa obra está acontecendo graças à união de forças. Há quantas décadas esse templo religioso está fechado, e fico muito feliz de saber que em pouco tempo a igreja será reaberta”.
Sobre a Igreja
A igreja teve iniciada sua construção em taipa de pilão no ano de 1840 em substituição à primitiva de 1680, pelo padre João de Godoy Moreira e família e foi inaugurada em 1848.
Em virtude da comemoração dos 150 anos da Independência do Brasil, a Igreja São José foi elevada à categoria de Panteão Nacional, por força do Decreto-Lei da Secretaria de Cultura de São Paulo, face à relevada importância por abrigar os restos mortais de 14 pindamonhangabenses, que fizeram parte da Guarda de Honra do Príncipe Regente D. Pedro de Alcântara.
“Como Panteão Nacional, essa igreja se torna um símbolo da gratidão e do respeito que devemos aos nossos heróis. É um local de peregrinação para aqueles que buscam entender melhor a história do país e se inspirar nos valores de coragem e patriotismo. Por isso, nosso Conselho luta intensamente para honrar a memória desses bravos homens e preservar a história da Igreja de São José da Vila Real”, destacou a presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães Iadelucca.

