24/03 - Pindamonhangaba abre as Comemorações do Bicentenário da Independência em grande estilo

24/03 - Pindamonhangaba abre as Comemorações do Bicentenário da Independência em grande estilo

Com o objetivo de resgatar a história e comemorar a grande relevância de sua participação na Proclamação da Independência do Brasil, Pindamonhangaba abriu na última semana a série de eventos que irá comemorar os 200 anos deste feito histórico.

Organizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, a programação contou com a participação da Comissão Municipal do Bicentenário da Independência e do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico e foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Os eventos aconteceram nos dias 17,18 e 19 de março e contou com a participação de sua Alteza Imperial e Real Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil.

 

Autoridades recepcionaram Dom Bertrand no Hotel Intercity

Foto-prefeito-c-principe-vereador-e-mulheres

O prefeito Isael Domingues e o presidente da Câmara de Vereadores José Carlos Gomes – Cal – deram as boas vindas ao representante da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança em recepção realizada no Hotel Intercity, na noite da última quinta-feira (17).

Participaram do ato a presidente do Fundo Social Cláudia Vieira Domingues, os vereadores Carlos Moura Magrão, Gilson Nagrin e Julinho Car; comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate “Batalhão Borba Gato”, Tenente-coronel Henrique Vidal López Pedrosa; o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, padre Kleber Rodrigues, o deputado estadual Castelo Branco, dentre outros representantes do Executivo e convidados.

O prefeito ressaltou a importância de Pindamonhangaba celebrar a data e parabenizou a Comissão Municipal do Bicentenário por despertar na população os valores da história brasileira e o resgate do patriotismo. “Não se trata de apologia a formas de governo, mas sim de autoafirmação de sua história, de um município que teve filhos que lutaram com bravura em prol de uma causa maior para a nação”.

 

Estudantes, professores e imprensa acompanharam palestra sobre a Independência

4_TROCAR-FOTO-1-Maria-Fernanda

Aconteceu no Hotel Intercity, na manhã da última sexta-feira (18) uma palestra realizada pelo representante da Casa Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, acompanhada por professores, alunos e imprensa local, em que Sua Alteza abordou os aspectos da Proclamação da Independência no Brasil.

Participaram do evento o Desembargador José Antônio de Paula Santos, descendente de Membro da Guarda de Honra do Príncipe, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Alcemir de Palma, Deputado Estadual Castello Branco e orador oficial, Dr. José Luis Gândara Martins que fez um relato das oportunidades em que Pindamonhangaba recebeu ao longo dos últimos anos a presença de representantes da Família Imperial Brasileira, desde o início do século XIX.

Durante sua fala, Dom Bertrand abordou os aspectos dos acontecimentos que antecederam o Grito do Ipiranga em 7 de setembro de 2022, iniciando pelo conhecido Dia do Fico, um dos marcos do processo de libertação política do Brasil e que segundo ele representa um dos momentos de demonstração pública da adesão de Dom Pedro I à causa brasileira.

“Os portugueses haviam conseguido fazer com que o Rei Dom João VI regressasse a Lisboa, sob a ameaça de tirar-lhe o trono e tudo começou quando em 9 de janeiro de 1822, o então Príncipe Regente Dom Pedro recebeu uma carta das cortes liberais portuguesas exigindo seu retorno a Lisboa”, afirmou Dom Bertrand.

Ele ainda abordou detalhes da saída do príncipe regente do Rio de Janeiro, sua passagem por Pindamonhangaba e Vale do Paraíba até sua ida a Santos e o retorno à capital paulista onde proclamou a independência, acompanhado de 13 pindamonhangabenses, entre eles o chefe de sua guarda, Manuel Marcondes de Oliveira e Mello.

Ao final, alunos da Escola João Pedro, acompanhados do professor Pedro Ivo Sales, apresentaram uma apresentação musical alusiva à data da Proclamação da Independência.

 

Emoção marca desfile em carro aberto e visita ao Espaço Dr. João Laerte Salles

4_TROCAR-FOTO-2

Um dos momentos mais marcantes da visita de Dom Bertrand a Pindamonhangaba aconteceu na tarde de sexta-feira (18), quando o mesmo desfilou em carro aberto pelas ruas da cidade, acompanhado da Cavalaria da Polícia Militar – sendo saudado pela população e alunos do Colégio Tableau. Ao chegar ao Espaço Dr. João Laerte Salles, Sua Alteza foi recebida pela proprietária, Professora Maria Ceres Salles e convidados, conheceu a Biblioteca com rico acervo histórico e o Jardim Imperial onde foi saudado com o Hino da Independência e recebeu as bênçãos do Padre Frei Bruno, do Lar São Judas Tadeu e vigário na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso.

 

Prefeitura anuncia obras emergenciais em templos religiosos no dia de São José

20220319-img_7254-scaled-e1647704473696

Fechando a programação do primeiro evento comemorativo ao Bicentenário da Independência, a Prefeitura realizou um ato em frente à Igreja de São José, onde estão sepultados os 13 componentes que acompanharam Dom Pedro até o Grito da Independência.
O ato foi realizado na manhã do dia 19 de março (Dia de São José) e contou com a presença do Secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, que representou o prefeito Isael Domingues, presidente da Câmara, vereador
José Carlos Gomes – Cal, pároco da Paróquia NS Bom Sucesso Padre Kleber Rodrigues e a presidente do Conselho de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães, além de grande público e comunidade religiosa.
“Essa igreja tem um papel histórico, nosso panteão nacional que recebe os integrantes da Guarda de Honra e onde foi comemorado os 150 anos da Independência, quando recebeu a passagem dos restos mortais de Dom Pedro em
1972”, salientou Alcemir.
Na ocasião a Prefeitura de Pindamonhangaba, demonstrando sua preocupação com a preservação do patrimônio histórico anunciou as ações que realizará na Igreja São José, que receberá obras emergenciais de preservação da
sua edifi cação e na Igreja NS Bom Sucesso, que receberá os serviços de reforço estrutural e estabilização de sua parede posterior. Segundo o presidente da Câmara, vereador Cal, “a união da Prefeitura; Câmara e Igreja está
possibilitando anunciar essasimportantes melhorias para nossos templos justamente no Diade São José”.
Para o Padre Kleber a busca dodiálogo e do entendimento reverteem ações positivas à comunidade.“As obras na Igreja São José aindanão possibilitarão sua aberturapública, mas será o primeiro passo para que possamos num futurobuscar sua completa restauração.Enquanto Mitra Diocesana, estamos trabalhando no cadastro daobra no Condephaat e sua posterior captação de recursos para realizar esse sonho”.
Ao fi nal, acompanhada pelaCorporação Musical Euterpe, acomunidade levou o andor deSão José em procissão à IgrejaMatriz NS Bom Sucesso, onde foicelebrada missa festiva.