Pinda recebe a 10ª edição do Mova Se Cultural, o maior sarau dançante do Vale do Paraíba

O Mova Se Cultural, considerado o maior sarau dançante do Vale do Paraíba, celebra em 2025 seus 10 anos de existência com uma programação especial em Pindamonhangaba. Criado em 2015, o evento já recebeu importantes companhias e artistas de diversas regiões do Brasil e da América Latina, como a Cia Coletivo Calcâneos, Cia Dual, Cia Fragmento Urbano, Cia Zumbi.Boys, além de grupos e artistas de estados como Pernambuco, Ceará e São Paulo, e também de países como Argentina, México, Chile e Peru.
Para marcar esta edição, será realizada a Gala Mova Se Cultural, no dia 6 de setembro, no Teatro Galpão, com a abertura do espetáculo convidado “Deusas e Bruxas” e, em seguida, apresentações de escolas e academias de dança do Vale do Paraíba, incluindo grupos de cidades como Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e São Bento do Sapucaí. Os ingressos para a abertura já estão à venda com valor popular e meia-entrada para todos, e podem ser adquiridos pelo WhatsApp (12) 99720-3360.
Durante todo o mês de setembro, a programação seguirá com apresentações artísticas gratuitas em escolas estaduais e bibliotecas municipais, além de oficinas culturais e uma residência artística.
O Mova Se Cultural é uma realização e produção do Ateliê Cênico de Dança e Mônica Alvarenga Produções, que comemora a consolidação e valorização da dança na região. A produtora cultura Mônica Alvarenga, idealizadora do projeto, destacou a importância desta edição. “Chegar aos 10 anos do Mova Se Cultural é a prova de que a dança tem força e espaço em nossa região. Esta edição celebra nossa trajetória, mas, acima de tudo, refirma nosso compromisso em democratizar o acesso à arte e inspirar novas gerações por meio do movimento e da criação coletiva”, ressaltou.
A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, também celebrou a realização da 10ª edição do evento no município. “É uma honra para Pindamonhangaba receber o Mova Se Cultural em um momento tão simbólico. Essa edição histórica reforça o papel transformador da cultura e coloca nossa cidade em destaque no cenário da dança nacional. Seguimos trabalhando para valorizar os artistas, democratizar o acesso à arte e fazer da cultura um instrumento de desenvolvimento e abrandamento”, destacou.
foto: o grupo Deusas e Bruxas