Projeto Akai Ito Circula chega em Pinda com espetáculo gratuito no Teatro Galpão

Projeto Akai Ito Circula chega em Pinda com espetáculo gratuito no Teatro Galpão

Pindamonhangaba recebe, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o espetáculo Akai Ito, da Cia O Clã da Dança, por meio do Projeto Akai Ito Circula. As apresentações acontecem no Teatro Galpão, às 20h, com entrada gratuita, e representam a única oportunidade de o público assistir ao espetáculo ao vivo no município.
Reconhecido internacionalmente, o espetáculo foi sucesso de público e crítica no VI FITMOV – Festival Internacional de Teatro do Movimento, realizado em novembro de 2025, na cidade de Cali, na Colômbia. A obra é inspirada na lenda oriental do Fio Vermelho do Destino (Akai Ito), que simboliza a conexão invisível e inquebrável entre pessoas destinadas a se encontrar, traduzida em cena por meio da linguagem do Butô.
Sediada em Pindamonhangaba, a Cia O Clã da Dança, que completa 18 anos de trajetória em 2026, retorna à cidade com um trabalho que dialoga com temas como destino, encontros, desencontros e vínculos humanos, fortalecendo o acesso à dança contemporânea e às artes do corpo no município.
A apresentação do dia 1º de fevereiro contará com acessibilidade em Libras, ampliando o acesso da comunidade surda. O espetáculo tem classificação indicativa de 16 anos, pois contém cena de nudez. Os ingressos devem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, com 30 minutos de antecedência.
O Projeto Akai Ito Circula é uma realização do Edital ProAC nº 45/2024, com apoio da Secretaria de Economia das Indústrias Criativas do Estado de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.
“Apresentar o Akai Ito em Pindamonhangaba é um reencontro com a cidade onde a companhia nasceu. É uma oportunidade única de compartilhar com o público uma obra que fala sobre conexões profundas e atravessamentos humanos”, destacou a diretora e produtora artística, Mônica Alvarenga.
“Receber um espetáculo com reconhecimento internacional, produzido por uma companhia da cidade, reafirma o compromisso de Pindamonhangaba com a valorização da cultura, da dança e do acesso democrático às artes”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna.

WhatsApp Image 2026-01-28 at 14.20.20 WhatsApp Image 2026-01-28 at 14.20.23

WhatsApp Image 2026-01-28 at 14.20.21