Projeto “Na Palma da Mão – Incluir Brincando” celebra Dia das Crianças com shows acessíveis e gratuitos

Projeto “Na Palma da Mão – Incluir Brincando” celebra Dia das Crianças com shows acessíveis e gratuitos

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza a circulação do show “Na palma da Mão – cantigas e brincadeiras em Libras”, do Grupo Ziriguidum.
O projeto, contemplado pelo edital 12/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), convida crianças e famílias a redescobrirem o poder do brincar como linguagem universal, acessível e inclusiva.
As apresentações acontecem na quinta-feira (9), às 9h e 15h, na APAE Pindamonhangaba; no domingo (12), às 15h, no Parque da Cidade. E no dia 2 de novembro, às 15h, no Bosque da Princesa. Com o objetivo de promover a inclusão e o diálogo entre pessoas com e sem deficiência, o projeto propõe um encontro entre música, movimento e Libras. Além dos parques, que tradicionalmente reúnem famílias aos finais de semana, a circulação inclui apresentações especiais na APAE, fortalecendo o compromisso com uma cidade mais acolhedora e diversa.
“O Na Palma da Mão nasceu do desejo de tornar o brincar acessível a todos. Acreditamos que, quando uma criança aprende a respeitar e incluir o outro através da brincadeira, ela leva essa lição para a vida toda. É sobre celebrar a diversidade, fortalecer vínculos e construir, juntos, uma Cultura de Paz”. Destaca a produtora e artista brincante do Grupo Ziriguidum, Fabiana Fonseca.
A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, reforçou a importância da iniciativa. “Projetos como este representam o verdadeiro papel da cultura – conectar, incluir e inspirar. O trabalho do Grupo Ziriguidum mostra que arte e acessibilidade caminham juntas e que o brincar é uma poderosa ferramenta de transformação social”, afirmou.

Sobre o projeto:
O Grupo Ziriguidum foi criado em 2015 em Pindamonhangaba e é formado por artistas e educadores dedicados à Cultura da Infância e à Contação de Histórias. O grupo já participou de festivais, formações e apresentações em instituições culturais em todo o Estado de São Paulo, com projetos reconhecidos por sua sensibilidade e compromisso com a inclusão.
As apresentações do “Na Palma da Mão – cantigas e brincadeiras em Libras” têm duração de 1 hora e contam com os artistas Fabiana Fonseca, Marília Maia, Rodrigo de Carlis, Michelle Sabrina, Isabel Pinheiro, Vânia do Carmo e Nat Mendrot, com consultoria do audiodescritor Rodolfo Berini.