24/01 - Prefeitura reúne-se com ACIP e discute novos rumos para desenvolvimento econômico

Em reunião realizada na manhã de terça-feira (23), a Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu a Diretoria da Associação Comercial e Industrial (ACIP) e discutiu ações para um planejamento sólido visando a discussão de novos rumos do desenvolvimento comercial e econômico que o município vem passando.
O prefeito em exercício, Ricardo Piorino, recebeu o presidente da ACIP Mauro Almeida e diversos diretores e empreendedores que representam o segmento. Piorino estava acompanhado dos secretários Roderley Mioto (Desenvolvimento Econômico), Marcelo Martuscelli (Administração) e Alexandre Pió (Governo).
O objetivo do encontro foi formar um grupo de trabalho alinhado entre técnicos da Prefeitura e dirigentes da ACIP para propor ações que o município possa implementar visando dar suporte ao aquecimento da economia principalmente no tocante a novos investimentos e qualificação da mão de obra profissional.
“Estamos vivendo um momento muito favorável da nossa economia em relação à geração de empregos e temos indicadores de que essa ascendência permanecerá aquecida por isso estamos nos planejando para agir com uma agenda positiva, ouvindo as indicações dos empreendedores, dando suporte para empresas, firmando convênios para otimizar e preparar o mercado para esse boom”, afirmou Piorino.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Roderley Miotto destacou a importância do envolvimento com entidades como Etec e Fatec e citou ainda a parceria com o Sebrae sobre a ação inédita de aulas de empreendedorismo na rede municipal de ensino. “Estamos qualificando nossos professores para abordar corretamente as primeiras noções de empreendedorismo e mercado trabalho e dessa forma nossas crianças já começam a trabalhar esse tema desde pequeno”, afirmou Miotto.
Para o presidente da ACIP, a reunião vem coroar um trabalho de dois anos, com uma diretoria muito participativa, atuando em várias áreas. “Foi como se nós recebêssemos da Prefeitura, um reconhecimento pelo trabalho e também ganhamos uma responsabilidade conjunta, de fazermos melhor para os próximos anos”, disse Mauro. O presidente entendeu o pedido da prefeitura, para uma participação ainda maior da instituição. “Agradecemos este chamado por parte do prefeito em exercício, Ricardo Piorino, para conhecermos ainda mais todo o trabalho que vem sendo feito e também estarmos por dentro de todas as decisões que estão sendo tomadas no município”, salientou.
O diretor da ACIP, Douglas Torres Louza, Diretor Presidente da Dokar concessionária Volkswagen, também considerou a reunião muito produtiva. “Este alinhamento que foi feito pelo prefeito em exercício, Ricardo Piorino e seus secretários, trazendo a informação sobre novas empresas e indústrias que estão chegando em Pindamonhangaba, gerando oportunidades de emprego para os moradores da nossa cidade nos deixou muito esperançosos. O papel da Acip é preparar o comércio e a indústria local para atender as demandas destes investidores, bem como auxiliar na preparação de mão de obra qualificada, que possa ser contratada por estas empresas. Este planejamento tem que ser feito com antecedência para estarmos preparados para entregar produtos e serviços de qualidade e profissionais que atendam às necessidades destes investidores”, disse Douglas.
Marcos Florindo Borges, diretor da Origem Engenharia e também integrante da diretoria da Associação Comercial, considerou o encontro muito oportuno “para que o Prefeito em Exercício trouxesse para a mesa uma importante entidade como a ACIP, pontuando sua preocupação com a qualificação profissional de seus munícipes, dada a presente necessidade em se atender o crescente mercado de trabalho do município”, enfatizou.
Para ele, a preocupação do poder público com a qualificação profissional, em especial dos jovens, passa também pelo resgate dos mesmos para uma sociedade mais justa e inclusiva. “Essa preocupação, não só em atender o mercado de trabalho como também o foco em atividades esportivas, são caminhos virtuosos que a médio prazo transformarão e resgatarão vidas”, salientou.
Outro diretor que elogiou a iniciativa foi Joaquim Carlos Simões de Araújo, diretor do SCPC e proprietário do Café Pindense. “Este estreitamento das relações da prefeitura com a Acip, que por sinal já é muito boa, permite ver a preocupação da administração com a geração de empregos e qualificação da mão de obra para ocupar futuras vagas que deverão ser criadas no município nos próximos anos”, disse.