Hitachi Energy vai iniciar produção de transformadores em Pinda em 2028

As obras de construção da unidade da Hitachi Energy em Pindamonhangaba estão dentro do cronograma estratégico da empresa, que vai iniciar a produção de transformadores em 2028.
Os trabalhos de terraplanagem estão em fase final e o terreno de 800 mil m², no km 85 da Dutra, já está recebendo máquinas de perfuração modular para serviços de fundação.
O investimento da Hitachi na sua unidade de Pindamonhangaba é aproximadamente US$ 160 milhões e prevê a geração de 450 empregos diretos e 1.800 indiretos.
Durante o lançamento da fábrica, em agosto, o presidente da Hitachi no Brasil, Glauco Freitas, disse a localização estratégica da cidade foi decisiva para a escolha, já que está entre São Paulo e Rio de Janeiro e próxima aos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP). Ele afirmou que “a Hitachi precisava de um terreno de frente para a Dutra, plano, e com toda infraestrutura de rede água, esgoto e energia, e Pindamonhangaba reunia todas as condições”.
A empresa informou que o investimento representa um passo estratégico na nossa liderança global em transição energética.
Processo de instalação em Pinda
Há um ano a empresa negociou com a Prefeitura a instalação na cidade. Foram ofertados os benefícios legais como isenção de impostos municipais (IPTU e ISS) por 15 anos, bem como celeridade na análise do projeto de construção e tratativas com empresas concessionárias de água, energia, dentre outras.
Mais sobre a unidade de Pinda
A unidade seguirá padrões internacionais de qualidade e segurança. Um dos principais diferenciais é que a planta foi projetada para obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida a projetos sustentáveis e de alto desempenho ambiental.