Prefeitura de Pinda realiza “Dia D da Pessoa com Deficiência” com participação de mais de 100 pessoas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, e apoio do Fundo Social de Solidariedade, Sebrae, Banco do Povo Paulista e PAE-Sebrae, realizou na última sexta-feira (26), no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o primeiro “Dia D da Pessoa com Deficiência”. O evento teve como objetivo ampliar a inclusão e oferecer oportunidades de ingresso e permanência no mercado de trabalho.
Mais de 100 pessoas participaram da ação, que contou com a presença de representantes de seis empresas, as quais realizaram entrevistas no local. De acordo com os organizadores, os setores de Recursos Humanos ficaram impactados tanto com o público presente quanto com a qualificação apresentada pelos candidatos, que superou as expectativas.
Os serviços mais procurados foram o cadastro e encaminhamento para vagas de empego, além da busca por oportunidades de qualificação profissional. A parceria com Sebrae e Banco do Povo foi destacada como fundamental para apresentar aos participantes possibilidades voltadas ao empreendedorismo e ao desenvolvimento profissional.
A equipe do PAT trabalhou com muita dedicação e empenho, realizando um atendimento humanizado que fez toda a diferença durante o evento. Participantes e empresas também destacaram a importância da ação. A candidata Tatiana, que participou das entrevistas, comemorou. “Estou muito feliz! Saio daqui com uma oportunidade garantida. Na segunda-feira, faço o exame admissional. O atendimento foi excelente e todos foram muito receptivos. Parabéns a toda a equipe! ”.
A assistente de RH da empresa Eucamad, Flaviane, ressaltou a qualidade dos candidatos. “Fiquei muito satisfeita com a quantidade e a qualidade das pessoas que participaram das entrevistas. A organização foi impecável e tudo fluiu muito bem”. Já Ioná, do Graal Pinda, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Agradeço ao secretário e ao PAT pelo apoio, que nos permite encontrar candidatos qualificados para nossa equipe. Espero que tenhamos muitas outras oportunidades como essa no futuro”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, reforçou a importância da iniciativa. “A inclusão no mercado de trabalho é um direito garantido por lei e também uma forma de valorizar talentos, ampliar a diversidade nas empresas e fortalecer a cidadania. O dia D é uma oportunidade para sensibilizar empregadores e abrir portas para quem muitas vezes enfrenta barreiras no acesso ao emprego”, afirmou.
Por ser o mês em que se celebra a luta da pessoa com deficiência, setembro foi escolhido para a realização da primeira edição do evento. Segundo a Secretaria, o sucesso alcançado abre espaço para nova edições, ainda sem data definida.