Sala do Empreendedor completa 1 ano com excelência e crescimento de 32% nas formalizações de MEIs no município

Sala do Empreendedor completa 1 ano com excelência e crescimento de 32% nas formalizações de MEIs no município

A Sala do Empreendedor de Pindamonhangaba celebrou, na sexta-feira (27), seu primeiro ano de funcionamento com resultados expressivos que reafirmam sua importância para o fortalecimento do empreendedorismo no município. Em apenas 11 meses de atividade, a unidade consolidou-se como referência em atendimento, orientação e desburocratização, contribuindo de forma direita para o desenvolvimento da economia local.
Entre julho de 2024 e maio de 2025, foram formalizados 3.090 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) em Pindamonhangaba, um crescimento de 32% em comparação ao mesmo período do ano anterior, que registrou 2.332 formalizações. O dado reforça a eficácia do serviço e a confiança dos empreendedores locais nas políticas de incentivo promovidas pela gestão municipal.
Instalada na sede da Prefeitura, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Sala do Empreendedor oferece um atendimento integrado com os programas Via Rápida Empresa (VRE), Banco do Povo e Sebrae Aqui, recebeu, em dezembro de 2024, o Selo Prata de Referência em Atendimento Sabrae. Sendo assim, reconhecido estadualmente pela excelência no suporte ao empreendedor.
Além do atendimento fixo, a Sala também marca presença ativa nos bairros por meio de ações itinerantes, como o Prefeitura Perto de Você e o Sabrae Móvel, facilitando o acesso da população a orientações sobre formalização, crédito, gestão e crescimento de pequenos negócios. “Pindamonhangaba tem sido referência em ambiente de negócios, e isso é fruto de um trabalho sério de desburocratização e valorização do empreendedor. A Sala é uma ponte entre a vontade de crescer e as ferramentas para tornar isso possível. Nosso compromisso é continuar inovando e apoiando quem movimenta a economia local”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antonio Ferreira ‘Ju’.