03/05 - Pinda se destaca em campeonato escolar de xadrez

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, enviou alunos da escola municipal Professor João Kolenda Lemos, do Bem Viver, para participar da 1ª etapa do Campeonato Vale Paraibano de Xadrez Escolar, no último sábado (29), realizado em Tremembé.
Os estudantes se destacaram na competição, obtendo diversas vitórias sobre jogadores de diversas escolas da região.
Bruno Ricardo Cezario, diretor da escola, disse que está muito feliz com o desempenho dos alunos, pois “apesar de pouco tempo de treinamento e experiência, tiveram diversas vitórias, com chances reais de pódio para alguns na última rodada. A intenção agora é seguir firme com o projeto na escola. Esse clima de torneio é muito gostoso, estimula o aluno a se dedicar e acaba tendo reflexos super positivos em seu desempenho escolar. Esse é o foco principal, utilizar o esporte para ajudar no desenvolvimento integral do estudante”.
A professora Zuleika Aparecida Barbosa Prado, do 5º B, informou que os estudantes estão encantados com o xadrez e já observou melhora no comportamento, concentração e empenho nas atividades escolares. “As crianças ficaram muito felizes e motivadas para continuar treinando e se dedicando ainda mais ao xadrez”.
“Estou gostando muito. Ganhei três das cinco partidas que disputei hoje e quero continuar os treinamentos. Vou voltar mais forte na próxima”, declarou Geovana Kathleen Santos de Pádua, aluna do 5º ano B.
“O xadrez é uma atividade muito importante para o desenvolvimento dos estudantes, pois ajuda a desenvolver habilidades como a concentração, a estratégia e o raciocínio lógico. Parabéns à direção da escola e aos professores por introduzirem uma atividade fantástica na unidade e parabéns especial aos alunos pela dedicação”, declarou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.