06/06 - Escola ‘Ângelo Paz’ promove projetos de responsabilidade social e cidadania

Desde 2021, a Escola Municipal Dr. Ângelo Paz da Silva, localizada no Cidade Jardim, vem promovendo projetos de responsabilidade social e cidadania. No ano passado, a escola aplicou o projeto intitulado Ação Real, que visa possibilitar maior reflexão e conscientização da importância em ajudar o próximo, conscientizar os alunos quanto ao ato solidário, transformando cada um em um agente solidário.
Segundo o diretor da escola, Henrique Moreira Moraes, “este projeto tem o intuito promover uma educação inovadora, por meio de práticas pedagógicas que permitam a reflexão-ação-reflexão, proporcionando a aprendizagem significativa para formar cidadãos criativos, críticos, éticos, participativos e solidários, que aprendam a aprender, a ser e a conviver em sociedade”.
Neste ano, a unidade escolar está promovendo o projeto “Caminho das Boas Maneiras”, que surgiu do desejo de possibilitar às crianças, meios para maior socialização. Para tanto, a escola incentiva o uso das "palavras mágicas" e atitudes afetivas, de modo a transformar, em convivência harmoniosa e saudável, ações agressivas e egocêntricas que tanto causavam desconforto à turma. Além de estimular uma cultura de boas práticas, colocando cada vez mais a solidariedade e reciprocidade em foco, e respeitar as diversidades e praticar a tolerância.
Ainda de acordo com o diretor, o objetivo deste segundo projeto é conscientizar os alunos quanto ao ato solidário, a prática das boas maneiras, o respeito ao próximo e transformar cada um em um porta voz das boas maneiras.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “projetos como estes, constroem uma base sólida para que os alunos se tornem pessoas melhores, tornando o mundo melhor, uma vez que as crianças são o futuro da nação”, concluiu.