09/05 - Pinda terá projeto Bombeiros nas Escolas para prevenir acidentes e capacitar sobre primeiros-socorros

A Prefeitura de Pindamonhangaba firmou parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado para a aplicação do programa “Bombeiros nas escolas de Pindamonhangaba”, que tem diversos objetivos, principalmente a prevenção de acidentes e a capacitação sobre noções de primeiros-socorros.
A iniciativa ocorreu por meio da Secretaria de Educação com o 11º Grupamento de Bombeiros Militar na primeira semana de maio.
A secretária de Educação, Luciana Ferreira, explicou que serão atendidos os estudantes dos quartos anos da rede municipal de ensino e, de acordo com a adesão da escola, a formação presencial de primeiros-socorros será ofertada aos profissionais da unidade. “Serão quatro encontros, de aproximadamente uma hora por semana, em que o Bombeiro Educador estará em sala de aula para desenvolvimento o programa. Os estudantes receberão material de suporte pedagógico, que poderá ser aprofundado pelo professor após o término do programa”.
As escolas “Arthur de Andrade”, “Ruth Azevedo”, “João Cesário”, “Profª Maria Helena Ribeiro Vilela”, “Alexandre Machado Salgado” e “Yvone Aparecida Arantes Corrêa” serão as primeiras escolas a receberem o programa, ainda no mês de maio.
A celebração da parceria foi realizada pela secretária de Educação, Luciana Ferreira, e pelo comandante da Estação de Bombeiros de Pindamonhangaba, 1º tenente Diego Nunes, e contou com a presença da diretora Pedagógica, Elaine Prolungatti, e dos cabos Renato Barros e Robson Bortolassi.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo tem uma plataforma EAD (Ensino à Distância), que disponibiliza cursos em diversas áreas de segurança para diferentes perfis. É possível saber mais do serviço pelo link https://educacaopublica.corpodebombeiros.sp.gov.br/ .
Além do serviço de atendimento em urgência e emergência pelo telefone 193, o Corpo de Bombeiros possui várias iniciativas, como o Bombeiros nas Escolas.