15/02 - Prefeitura realiza cerimônia comemorativa à formatura de mais de 1700 alunos dos quintos anos da Rede Municipal

Mais de 1700 alunos dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino se despedem das escolas municipais em 2022 e, para comemorar esse novo ciclo que se inicia aos estudantes, a Prefeitura de Pindamonhangaba realizou, nesta quinta-feira (15), uma cerimônia na Associação Atlética Ferroviária. O evento contou com a presença de autoridades, alunos, pais, profissionais da Educação e convidados.
No total, 1716 alunos de 37 escolas se formaram neste ano. A cerimônia contou com a participação dos alunos oradores Nicolas Batista de Oliveira, da EM Joaquim Pereira, e Giovana Garcia, da EM Ruth Azevedo; da professora homenageada Flávia Cilene Rodrigues Teixeira, da EM Augusto César Ribeiro; além do juramento do estudante, feito pelo aluno Murilo de Barros Miranda Ramalho, da EM Paulo Freire. O evento foi traduzido simultaneamente em LIBRAS, com a parceria da empresa Sander e contou ainda com performances Cosplay, apresentação de Hip Hop com o grupo Instintos Urbanos, e animação da Banda Radiola, que tocou um repertório escolhido pelos alunos.
Compuseram a mesa de autoridades o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Maria Vieira Domingues; a secretária de Educação Luciana de Oliveira Ferreira e o secretário adjunto Fabiano Vanone; o dirigente regional de Ensino, Luis Gustavo Martins de Souza; o subprefeito de Moreira César, Nilson Luís de Paula Santos; e o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Gomes “Cal”.
“Foi um evento emocionante, pois após dois anos de ensino remoto e retomada gradual às aulas presenciais ver a alegria e a vida pulsando na vibração das crianças, dos professores e famílias coroou a formatura. Ficou evidenciado o quanto a educação é um processo artesanal e que precisa do trabalho coletivo para o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou a secretária de Educação da Prefeitura, professora Luciana de Oliveira Ferreira.
“Nossa gestão orgulha-se em proporcionar esse momento de celebração para os alunos dos 5º anos da rede municipal. Inovamos com uniforme, material escolar, instrumentos tecnológicos e a formatura é uma outra ação pioneira. Parabenizamos toda gestão da rede municipal e nossos professores. Desejamos sucesso aos alunos no novo ciclo que se inicia em 2023”, declarou o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues.

Escolas Municipais participantes da formatura - EM Abdias Júnior Santiago E Silva; EM Arthur De Andrade; EM Doutor André Franco Montoro; EM Doutor Ângelo Paz Da Silva; EM Doutor Francisco De Assis César; EM Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães; EM Félix Adib Miguel; EM João Cesário; EM José Gonçalves Da Silva “Seu Juquinha”; EM Odete Corrêa Madureira; EM Padre Mário Antonio Bonotti; EM Padre Zezinho; EM Professor Alexandre Machado Salgado; EM Professor Augusto César Ribeiro; EM Professor Elias Bargis Mathias; EM Professor João Kolenda Lemos; EM Professor Joaquim Pereira Da Silva; EM Professor Lauro Vicente De Azevedo; EM Professor Mário De Assis César; EM Professor Moacyr De Almeida; EM Professor Orlando Pires; EM Professor Paulo Freire; EM Professora Gilda Piorini Molica; EM Professora Isabel Do Carmo Nogueira; EM Professora Julieta Reale Vieira; EM Professora Madalena Caltabiano Salum Benjamim; EM Professora Maria Aparecida Arantes Vasques; EM Professora Maria Apparecida Camargo De Souza “Professora Aparecidinha”; EM Professora Maria Helena Ribeiro Vilela; EM Professora Maria Madureira Salgado “Dona Minica”; EM Professora Maria Zara Miné Renoldi Dos Santos; EM Professora Rachel De Aguiar Loberto; EM Professora Ruth Azevedo Romeiro; EM Professora Yvone Aparecida Arantes Vasques; EM Regina Célia Madureira De Souza Lima; EM Serafim Ferreira; EM Vito Ardito.