19/02 - Professores de Pinda participam de treinamento sobre educação humanizada

Os professores de Pindamonhangaba, nos dias 15 e 16 de fevereiro, participaram de um treinamento conduzido pelo neurocientista Fernando Lauria. Cerca de dois mil docentes estiveram presentes no evento, que foi promovido pela Secretaria da Educação. O treinamento teve como objetivo principal sensibilizar os professores sobre a importância da colaboração e do trabalho coletivo na educação.
Estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento o prefeito Dr. Isael Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, a secretária de Educação, Luciana Ferreira, o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, o secretário adjunto de Educação, Fabiano Vanone e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho.
A secretária de Educação abriu o evento agradecendo aos presentes pelo trabalho desenvolvido. “Tenho plena consciência do esforço de cada um aqui para oferecer uma educação de qualidade às nossas crianças, e gostaria sinceramente de expressar minha gratidão. Reconheço as dificuldades que enfrentamos, no entanto, nossos resultados estão se destacando, sendo referência na região”, disse Luciana Ferreira.
“Também somos gratos ao prefeito, pela confiança dada para estarmos à frente da pasta”, completou o secretário adjunto de Educação, Fabiano Vanone.
“Trabalhamos duro para deixar nossa cidade melhor. Inauguramos obras, melhoramos espaços, mas sabemos que também precisamos formar cidadãos mais conscientes. Nessa missão, os professores são ferramentas poderosas, e por isso, nosso compromisso é investir cada vez mais em sua capacitação”, disse o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino.
O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou a importância dessa fase na vida das crianças. “Nas escolas, as crianças têm a oportunidade de explorar, nutrir e dar vida aos seus sonhos, aprendendo gradualmente a transformá-los em realidade por meio do conhecimento e da experiência adquiridos”, disse o prefeito.
Durante a palestra, foram destacadas questões fundamentais, como a valorização do afeto, do carinho e da amizade no ambiente escolar, além da necessidade de preparar os alunos não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também para o exercício da cidadania e para a compreensão do papel de cada um na sociedade.
Segundo Lauria, a junção dos saberes individuais dos educadores fortalece o coletivo e amplia as possibilidades de construção de uma educação mais humanizada e voltada para o desenvolvimento integral do aluno.
A iniciativa visa não apenas aprimorar as práticas pedagógicas, mas também contribuir para a formação de uma comunidade escolar mais empática e consciente, capaz de transformar positivamente o mundo ao seu redor.
“A palestra de Fernando Lauria representa um importante passo na busca por uma educação mais inclusiva e humanizada em Pindamonhangaba, refletindo o compromisso da cidade com a qualidade do ensino e o bem-estar de seus cidadãos”, finalizou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.
A formação também foi realizada para os mediadores de apoio da Educação, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, e para os ASGs, no Palacete 10 de Julho.