20/02 - Pindamonhangaba é reconhecida como município destaque em meta de alfabetização pelo Governo do Estado

Em evento realizado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (20), Pindamonhangaba foi reconhecida como município destaque com um dos maiores crescimento no percentual de leitores iniciais e fluentes.
A avaliação de Fluência Leitora foi realizada em 2023 pelo Governo do Estado entre os estudantes dos segundos anos e a premiação foi entregue ao prefeito Dr. Isael Domingues, com a presença do governador de Estado Tarcísio de Freitas, presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado e secretário estadual de Educação, Renato Feder.
Durante o evento, o governo do Estado de São Paulo lançou um programa com metas de alfabetização para a rede pública paulista e as escolas que alcançarem o objetivo vão ganhar um bônus de R$ 100 por aluno matriculado.
“A meta é atingir 100%, mas nosso objetivo inicial é alfabetizar 90% das crianças da rede na idade certa até o final de 2026, ou seja ter o maior número possível de estudantes leitores no segundo ano, por isso a parceria com os municípios é fundamental”, afirmou o governador.
Atualmente, somente 64% dos alunos do 2° ano sabem ler e escrever. Denominado Alfabetiza Juntos SP, o programa prevê a participação de 3,3 milhões de estudantes do segundo ano das redes estadual e municipal. Além da criação de incentivos, o novo programa terá material didático autoral, fortalecimento da gestão escolar, desenvolvimento de capacidades e avaliação e monitoramento com prova de fluência leitora.

Reconhecimento
Presente no evento, o prefeito Dr. Isael Domingues esteve acompanhado do vice-prefeito Ricardo Piorino e da secretária de Educação, Luciana Ferreira.
“Nossa gestão vem quebrando marcas na saúde, esporte, tecnologia, segurança e agora na educação. Entre 645 cidades paulistas, apenas 120 foram selecionadas e Pindamonhangaba neste ranking como uma cidade que investe na alfabetização. Avançamos muitos, tanto na parte estrutura com novas unidades, caminhando para zerar vagas em creches, passamos de dois NAPs e vamos entregar a oitava unidade”, ressaltou o prefeito.
Para a secretária Luciana Ferreira, o evento tem um sabor especial “Sou funcionária da rede e para mim é uma emoção, diante de tantos desafios que tivemos na pandemia, ver hoje esse prêmio com o envolvimento de todos os profissionais da educação, só temos que agradecer pela autonomia e apoio incondicional dado à Educação”, afirmou.
O vice-prefeito Ricardo Piorino destacou o comprometimento dos servidores públicos da educação. “Desde o início da nossa gestão abraçamos a Educação com muito carinho, revitalizando prédios com telhados em queda, uniforme, material, merenda, avanço tecnológico nas salas de aula e agora estamos colhendo os frutos e sendo reconhecida como um ensino de qualidade. Nossos professores estão de parabéns, estão se qualificando e vamos trabalhar na base para que tenhamos estudantes que saibam se comunicar, com língua inglesa e qualificação”.