21/06 - Alunos da Mario Bonotti desenvolvem parceria com jornal Tribuna do Norte

Os alunos do 4º ano B, da Escola Municipal Padre Mário Antônio Bonotti, estão em uma nova experiência nova no primeiro semestre do ano, em ‘parceria’ com o Jornal Tribuna do Norte.
A professora Catarina Camargo dos Santos, responsável pela turma, levou para os alunos um texto enigmático, da coluna “Proseando”, escrita por Maurício Cavalheiro. À princípio, a intenção era trabalhar a leitura e a interpretação do texto, a ampliação do vocabulário com expressões menos conhecidas das crianças, como “franzir o cenho”, as relações familiares, a tecnologia e o excesso das telas em nossas vidas. Porém, o texto “Dentadura não morde” foi tão bem recebido pelos alunos que eles, além de decifrar o enigma proposto pelo autor, queriam saber mais sobre as personagens citadas.
Como o colunista disponibilizou o seu whatsapp, para o envio das respostas, os alunos aproveitaram essa oportunidade para se comunicar o autor e ficaram surpresos e felizes ao receberem o retorno, tanto para suas respostas, quanto às curiosidades sobre o texto. Esse contato virtual foi tão positivo que o Maurício Cavalheiro, gentilmente, continuou a história “Dentadura não morde – parte 2”, respondendo às curiosidades dos estudantes e colocando-os também como personagens.
Os alunos receberam um exemplar do jornal e, pouco a pouco, foram se “localizando” e curtindo sua “famosidade”. Como disse o aluno Vitor Gabriel, “esta será a minha última noite de sossego, pois a partir de amanhã, a minha família vai me pedir autógrafo, pois eu ‘apareci’ no jornal”.
Além disso, o próprio autor foi até a escola bater um papo com os alunos e presenteá-los com um cordel de sua autoria. A professora Catarina surpreendeu-se com a repercussão: “foi muito além de uma interpretação textual e dos muros da escola, estimulando os alunos, inspirando os pequenos leitores e, quem sabe, futuros escritores”.
A partir dessa primeira experiência, os estudantes começaram a se interessar pelas publicações do jornal, esperando pelo momento ‘livre’, em sala de aula, a fim de lê-las. O periódico passou a fazer parte da rotina escolar, pois eles se informam sobre as questões de saúde, acompanhando o calendário de vacinas e os casos da Covid-19, conhecem histórias antigas da cidade, como os meninos carreteiros do Mercado Municipal (descobriram que o marido da professora tinha sido um deles, inclusive), estudam sobre as medidas de temperatura, conferindo a previsão do tempo, se planejam para o lazer com suas famílias, com as dicas de eventos publicadas.
“Qual é a boa do final de semana?”, indaga a aluna Marina. Desvendam mais enigmas do Maurício Cavalheiro e até fizeram ‘arte’ com massinha sobre um de seus contos e se sentem famosos quando aparecem na coluna ‘Sociai’”, como os aniversariantes da semana.
Eles também se desafiaram como escritores, produzindo poemas e participando do Concurso Cultural em comemoração aos 140 anos do jornal. Não foram selecionados como finalistas, mas se divertiram tentando, como disseram os alunos Arthur e Ana Luiza. Inclusive, a mãe da Ana Luiza, Sra. Ellen, comentou: “Adoramos ter participado, não vai faltar oportunidade para tentarmos de novo!”
Os estudantes também ficaram surpresa ao receberem a edição histórica 001 da Tribuninha. O periódico infantil foi um sucesso digno de aplausos, fotos e troca de mensagens com a Fundação Dr. João Romeiro – autarquia municipal responsável pelo jornal. Em breve será marcado um encontro com a equipe do jornal.
Os estudantes também gostam de fazer os passatempos do Francisco Machado - aprenderam brincando sobre a dengue e os animais do Trabiju, e conheceram a história do fundador Dr. João Romeiro.
A equipe da escola ainda agradeceu aos colaboradores do Jornal Tribuna do Norte/Tribuninha, pela dedicação ao trabalho.