22/02 - Educação Especial é tema de formação aos professores da Rede Municipal de Ensino

22/02 - Educação Especial é tema de formação aos professores da Rede Municipal de Ensino

A E.M. Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães deu início, nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a um projeto inovador com o objetivo de promover uma educação inclusiva. O Projeto HTPC Formativo 2024 tem como meta principal fomentar estudos e reflexões sobre a Educação Especial, envolvendo toda a equipe escolar.
Sob a liderança do diretor Pedro Paulo Soares, em colaboração com as professoras da Sala de Recursos Multifuncional (SRM), Daniele Monteiro Correard Moreira e Maria de Fátima Viana, o projeto visa desenvolver materiais de estudo personalizados, adaptados às necessidades da escola e às orientações dos professores.
O primeiro tema abordado no projeto foi o Plano Educacional Individualizado (PEI), que se destaca como um instrumento essencial para o planejamento e acompanhamento do processo de ensino e desenvolvimento dos alunos com deficiência. O PEI segue um modelo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e orienta a mediação pedagógica do professor, visando potencializar as habilidades dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
Esse documento desempenha um papel fundamental na vida acadêmica dos alunos, contando com a participação ativa das famílias, da equipe de profissionais dedicados ao atendimento das crianças, do diretor e das professoras da Sala de Recursos Multifuncional.
A E.M. Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães reafirma seu compromisso com a inclusão e busca, por meio do Projeto HTPC Formativo 2024, criar um ambiente educacional cada vez mais acolhedor e igualitário para todos os alunos.
Diante da importância e riqueza do PEI, as reflexões e atualizações tornam-se essenciais para os professores e equipes escolares, por isso todos os professores dos CMEIs e Escolas de Educação Infantil da região de Moreira César, do setor 2 contaram com o suporte das professoras especialistas da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva, Eunice Aparecida de Oliveira e Deline Lourenço dos Santos Oliveira, para a formação em serviço no HTPC do dia 19/02, abordando o mesmo tema, possibilitando um momento rico em trocas de experiências e conhecimentos.