26/10 - Professores da rede municipal de ensino participam de curso sobre Meio Ambiente

26/10 - Professores da rede municipal de ensino participam de curso sobre Meio Ambiente

Professores da rede municipal de ensino participam de curso sobre Meio Ambiente

Os professores da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba e de Roseira, participam de um curso sobre o meio ambiente durante os meses de agosto, setembro e outubro. A capacitação se chama “Conhecendo o Meio Ambiente” e foi ministrado pelo Prof. Ms. Nelson Arai, um voluntário e parceiro da Secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba.
As aulas aconteceram de forma híbrida com algumas presenciais e outras online, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento, conscientizar-se, repensar as atitudes e agir em prol das questões ambientais.
Temas como a origem do universo e dos corpos celestes, processos físicos e fenômenos meteorológicos, aquecimento global, poluição, desflorestamento, impactos ambientais e sustentabilidade compuseram a ementa desta formação.
No decorrer das aulas os professores também tiveram a oportunidade de participar de uma palestra com o especialista, Prof. Ms. Egídio Arai que apresentou o desflorestamento da Amazônia como uma questão ambiental e social.
Outro ponto de destaque nas aulas foi o tema satélites e lixo espacial, que esclareceu e trouxe uma certa inquietação. Renata Romão, professora participante do curso, afirma a importância do professor “semear em nossos alunos ideias de preservação e amor ao planeta e traz que a educação ambiental, certamente, deve ser aprofundada na formação dos docentes.”
Nelson Arai afirma sua preocupação e o “desejo de que mais pessoas despertem para a necessidade premente de uma mudança de comportamento que desague no que comumente é chamado de desenvolvimento sustentável dentro de um contexto de mudanças climáticas já em andamento”