31/05 - Pinda promove “Projeto Horta” em Escola Municipal

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, promove o “Projeto Horta” na Escola Municipal Vito Ardito, no Araretama.
Com o retorno das aulas presenciais, além do desenvolvimento intelectual dos alunos, surge a preocupação com a formação cidadã e, pensando na agenda 2030 da ONU, é importante ir em busca de alcançar os objetivos postos em questão, como acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável com a promoção de uma vida saudável e de bem-estar para todos.
O “Projeto Horta” da Escola Municipal Vito Ardito, idealizado e executado pela professora Patrícia Aparecida Vaz Pinto da Silva e pelos alunos dos quintos anos da manhã e da tarde, possui o intuito de preparar o solo, tirar os matos, fertilizar a terra, escolher as sementes, regar, plantar e tirar ervas daninhas, potencializando o aprendizado do aluno e despertando o interesse por uma alimentação saudável, além de promover a conscientização ambiental. Ademais, o cultivo das plantas propicia a interação entre os alunos, reduz o estresse e a ansiedade, fazendo um resgate à cultura da agricultura familiar, e apresenta ações de cidadania, deixando o ambiente escolar íntegro e saudável.
Segundo a professora idealizadora, Patrícia Aparecida, para os alunos, o aprendizado com o projeto se torna mais significativo e o interesse aos assuntos abordados cresce a cada visita à horta. Ela disse: “Podemos perceber a alegria dos educandos ao lidarem com a terra e o cultivarem as flores e hortaliças.”
“Eu me sinto feliz em participar do projeto. Estou cuidando das plantas e do planeta também. Além disso, gosto de interagir com as pessoas” disse o aluno Lucas Luiz da Silva.
A Secretária de Educação, Luciana Ferreira, pontuou que o objetivo é continuar apoiando e incentivando projetos assim, e reiterou: “O ‘Projeto Horta’ oportuniza o conhecimento, na prática, sobre a importância dos alimentos para a saúde. Além de, através dos diálogos estabelecidos nos ambientes educativos, educar alunos a fazer a horta, incentivando a estender o projeto às famílias, pela produção de hortas caseiras.”