Pindamonhangaba participa de Seminário de Avaliação do LEEI Unifesp
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, participou no sábado (6), do Seminário de Avaliação do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) Unifesp, realizado no Campus da Universidade Federal de São Paulo, em Guarulhos. O encontro marcou o encerramento do ciclo formativo desenvolvido ao longo de 2024 e apresentou as diretrizes para a continuidade da formação em 2025, com foco na qualificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil.
O seminário foi conduzido pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira, coordenador geral do LEEI Unifesp, e reuniu educadores para refletir sobre a leitura e a escrita como eixos estruturantes do desenvolvimento infantil. Representando a rede municipal de Educação Infantil de Pindamonhangaba, participaram integralmente da formação as professoras Bruna Barros, Joana Teberga e Julieta da Silva, acompanhadas pela articuladora municipal Emanuele do Prado.
A participação das educadoras reforça o compromisso do município com a formação continuada dos profissionais da educação e com a ampliação das experiências literárias oferecidas às crianças, alinhando-se às diretrizes nacionais de alfabetização e ao fortalecimento de práticas pedagógicas fundamentais.
De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, a participação no seminário contribui diretamente para o fortalecimento da rede municipal. “Investir na formação continuada dos nossos professores é fundamental para qualificar o trabalho pedagógico e garantir experiências significativas de leitura e escrita desde a Educação Infantil”, destacou.
Durante o evento, foi enfatizada a importância da literatura como eixo formador, além do papel do professor como protagonista na construção de ambientes educativos que promovem a imaginação e o desenvolvimento integral das crianças.
Para a professora Joana Regina de Oliveira Teberga, do CMEI Maria Luiza Lima de Almeida, cursista do LEEI Aprofundamento 2025, o seminário proporcionou importantes reflexões sobre a prática docente. “A troca de experiências e as estratégias apresentadas reforçam a Educação Infantil como um espaço de criatividade, descoberta e aprendizado coletivo, contribuindo diretamente para a formação das crianças”, afirmou.