Projeto Sem Fronteiras realiza exame de faixa em taekwondo e celebra evolução dos alunos
Os alunos do projeto esporte sem fronteiras celebraram um marco nos dias 11 e 13 de novembro. Com as aulas iniciadas em abril, passaram por diversas modalidades esportivas, sendo em setembro e outubro a vez do Taekwondo, que foram ministradas pela mestre Stephany Guarnieri. Os participantes realizaram o exame de faixa, garantiram a aprovação e a transição da faixa branca para faixa cinza.
As aulas foram baseadas na disciplina, respeito, coordenação motora e construção de valores, pilares fundamentais do taekwondo e que têm impactado positivamente o desenvolvimento das crianças. A professora Natália Bonafé, responsável pelo projeto no espaço educacional, destacou a importância desse processo formativo. “A troca de faixa simboliza mais do que domínio técnico — representa crescimento, confiança e comprometimento. Ver cada criança avançando no seu tempo é motivo de orgulho para toda a equipe”, ressaltou.
A gestora de esportes da Secretaria de Esportes e Lazer, Marita Zeraik, reforçou o papel transformador do projeto. “O Sem Fronteiras tem se consolidado como um espaço de oportunidades, oferecendo atividades que fortalecem a autoestima, promovem disciplina e ampliam horizontes. O taekwondo tem sido um grande aliado nesse caminho”, afirmou.
O impacto positivo também foi sentido pelas famílias. Uma das mães, Graziella, responsável pelo aluno Miguel, relatou a emoção de acompanhar o exame de faixa, destacando a dedicação da equipe. Para ela, ver as crianças “respeitando as regras, interagindo e aprendendo” foi um momento especial. Graziella ressaltou ainda “o cuidado em cada detalhe e o carinho demonstrado com as crianças”, agradecendo pelo trabalho realizado pelo projeto.
